A Pirâmide

Como um escravo no antigo Egito sofre, hein? Olha só o que aconteceu comigo, em uma de minhas aventuras, quando me tornei escravo do faraó Quéops, e tive que ajudar a construir sua pirâmide.

Tudo começou quando eu era um cidadão livre no Egito, eu criava animais e possuía boas terras no país.

Mas, como felicidade dura pouco, logo comecei a ser roubado, uma hora animais, outra hora a safra da semana, e assim foi, até que, num dia, desconfiei da conversa de meus escravos, que diziam:

-Então vai ser hoje à noite?

-Vai ser sim, Sérvulo, à meia-noite.

Depois disso, fiquei intrigado. Resolvi ir ao estábulo à meia-noite em ponto, e vi meus escravos roubando alguns de meus melhores cavalos, então, como estava com uma arma, não aguentei e acertei uma lança na perna de Serafim, o irmão de Sérvulo, e ele tombou na hora.

Sérvulo correu ao encontro do irmão, pôs-o de volta ao cavalo e bateu-me até eu ficar desecordado.

Quando acordei-me, estava vestido de escravo, diante do começo da construção da pirâmide de Quéops.

Eu tive de ajudar a construir a tal pirâmide, até que, após vários anos, (o que aconteceu nesses vários anos irei contar outra hora, senão essa história ficaria muito longa) eu descobri o paradeiro de meus ex-escravos, e preparei uma armadilha (uma das armadilhas certeiras que aprendi naqueles longos anos).

Ao amanhecer, peguei-os e os pus para ajudar a construir a pirâmide de Quéops no meu lugar (eu sei que simplesmente pôr alguém em seu lugar parece fácil, mas acreditem, não foi não).

Alguns homens do poder até queriam que eu os jogasse no rio Nilo, ou os deixasse no deserto, sozinhos; mas achei a minha punição proporcional ao que me fizeram.

Depois de algum tempo, pude recuperar tudo que era meu, e vivi o bastante para ver a pirâmide de Quéops completa.