Uma Aventura no Egito
Um dia, no fim do ano, graças ao dinheiro doado pelos pais e parte dele retirado dos fundos da escola, alguns alunos, professores e pais de alunos foram ao Egito. Eu era um dos alunos.
Todos nós alugamos um jipe (parecia mais um grande caminhão velho cheio de gente) e pagamos um guia para visitar vários pontos turísticos, como a Esfinge, a pirâmide de Tutancâmon, Quéops e outras; quando, na volta, repentinamente, o jipe pifou, o guia (com habilidades mecânicas) disse que não havia mais jeito: o carro não poderia ser consertado.
Nós tivemos que passar a noite lá, então um professor perguntou, logo após pegar um cobertor:
- Como é que o dia no deserto é tão quente mas a noite é tão fria?
- É que de dia o Sol esquenta a areia - disse o guia - a de noite a areia libera o calor do sol.
No outro dia, tivemos que acordar cedo para procurar ajuda, e depois de muito tempo andando, encontramos um oásis, onde passamos o dia, e onde de noite o guia tacou fogo nos pneus do jipe, formando uma fogueira para todos se aquecerem.
No dia seguinte, todos nós conversamos sobre o que fazer:
- Vamos deixar as crianças aqui - disse o guia.
- Mas não é seguro - interrompeu uma mãe aflita.
- O que vocês acham das mães ficarem com os filhos? - disse a professora de português.
Todos concordaram.
- Então está bem - disse o guia - todas as crianças ficam com suas mães. Os pais e professores vem comigo.
- Vamos procurar o quê, afinal? - disse a professora de ciências - Já estou com medo de ficarmos sozinhos no meio do deserto e morrermos!
- Vire esta boca para lá, falou um pai aflito - nós vamos sair daqui sãos e salvos!
- Mas ela tem razão - disse o guia - nós não temos muita água.
Todos ficaram calados e percorreram o caminho que achavam certo pensativos.
Andaram, andaram, até que chegaram ao Rio Nilo:
- Que rio é esse - perguntou o professor de espanhol.
- É o Rio Nilo - respondeu o guia - só que esta é uma parte menos conhecida.
- Que tal se nós seguirmos em direção à nascente desse rio - disse o professor de matemática - assim nós poderemos encontrar alguém que nos ajude.
- Ótima idéia - observou o guia - então poderemos pedir socorro.
Eles seguiram o Nilo até chegarem a um grupo de turistas, onde contaram sua história, conseguiram resgate e deram a localização aproximada dos outros.
Pouco tempo depois, eles puderam voltar para casa.