HISTÓRIA IMPERIAL

A trajetória de Petrópolis,que deixou de ser vila e passou a ser cidade em 19 de setembro de 1857,confunde-se com a história de D. PedroI,no Brasil.Em 1822,o imperador estava no Brasil,e se encantou com o clima ameno da serra.E cada vez mais encantado com o lugar,D.PedroI comprou a Fazenda do Córrego Seco,de propriedade do Sargento-Mor:José Vieira Afonso,em 06 de fevereiro de 1830,por 20 contos de réis.A crise política em Portugal,foi determinante para a sua volta à terra natal,onde ele viria a morrer sem voltar ao Brasil.A Fazenda do Córrego Seco,foi deixada como herança para seu filho,D.PedroII.A construção do casarão,onde funciona atualmente o Museu Imperial,começou em 1845,e foi concluida em 1862.Para dar prosseguimento à obra,D. PedroII promoveu a colonização de Petrópolis.Poucos anos depois,surgiu a idéia de transformar Petrópolis,em cidade.Atualmente,alguns dos seus edifícios e monumentos históricos,como o Museu Imperial,a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Palácio de Cristal,guardam documentos e objetos de grande valor histórico.É por motivos como estes,que Petrópolis é conhecida como Cidade Imperial.Amigos petropolitanos,tem algum fato histórico que passou desapercebido e que vocês gostariam de acrescentar? Se existe algo,peço que digam em "comentários,na minha "escrivaninha".

Maristela
Enviado por Maristela em 07/09/2006
Reeditado em 19/04/2013
Código do texto: T234594
Classificação de conteúdo: seguro