O racismo é uma doença social?

“O Ser Humano é um Produto do meio em que ele vive.”? Quase sempre sim. A sociedade na qual vivemos é tão diversificada que pode ser vista sob vários aspectos, sendo alguns raciais que estão fortemente ligados aos étnicos e por conseqüência culturais. Dessa forma, nesse grande celeiro de contrastes, surge uma questão que sempre esteve presente, não só nessa, como também em muitas outras - O racismo é uma doença social?

Temos vários exemplos na historia, inclusive na própria bíblia, onde pessoas eram condenadas por não seguirem a religião padrão da época ou também o próprio período em que os negros eram escravos no Brasil, que podem justificar tal pergunta positivamente já que de modo sorrateiro ele continua a existir como um vírus que é passado de geração em geração, embora, essa questão seja muito mais complexa do que pareça.

Esses exemplos mostram claramente que o que chamam de “doença”, o racismo, não estão atrelado necessariamente ao que pode ser visto, como a aparência, a pele negra, os olhos asiáticos. Eles estão ligados também a questões étnicas ou qualquer outra que se imponha ao que é visto como o correto.

Crescer em um meio que tem suas regras definidas, pode nos levar a crer que o individuo deva ser por obrigação, o produto desse meio, isso significa dizer que ele tem seguir a risca essa cartilha e ser contra outros grupos perpetuando assim o racismo. Mas culpar conceitos e pensamentos tão antigos é seguir na linha do retrocesso já que com o passar do tempo, as coisas mudaram de muitas outras formas e cabe a cada um escolher qual caminho seguir.

Portanto, o racismo não é uma doença social, e sim um conjunto de disseminações ultrapassadas que as pessoas insistem em seguir, isso prova a total falta de personalidade de uma sociedade que vive pautada numa doutrina de superioridade de uma raça supostamente dominante.

Breno Gomes
Enviado por Breno Gomes em 08/06/2010
Reeditado em 08/06/2010
Código do texto: T2306733