Violação aos direitos humanos

O Brasil é marcado pela ''brasilidade'', isto é sua miscigenação, como também cada uma das diversas regiões que o compõe possuem suas identidades, culturas. Isto ocorre devido a heterogeneidade do espaço do qual vivemos.

Desmatamentos, queimadas, conflitos são problemas que ocorrem constantemente na Amazônia e que são refletidos nas mais variadas pessoas, além de acometer o ecossistema inteiro.

Problemas que estão prejudicando a vida dos ribeirinhos que habitam perto das construções da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Fato que nos mostra que para esse tipo de gente não existem barreiras em destruir florestas, inundar aldeias, invandir áreas de preservações.

O Governo Federal é o único submisso aos interesses do PAC, e com isso resolveu acelerar o processo de Belo Monte, pois a usina é a principal obra do programa. Cujo alguns dos objetivos é ajudar na campanha para a eleição da candidata a Presidência da República: Dilma Rousseff.

As Hidrelétricas estão sendo planejadas há muito tempo por engenheiros, técnicos. Mas nenhum sequer se deu o trabalho de fazer visitas as comunidades ribeirinhas para procurar saber se estes aceitam ser deslocados para outras áreas, deixando de lado várias marcas de sua identidade local.

O que as grandes empresas não querem admitir é que os desastres irão ser irreversíveis para os ribeirinhos, tanto no aspecto econômico, politíco, social e ambiental. Além de prejudicarem a sua fonte de alimentação e de sustento que é o rio Xingu.

Paulinha Rodrigues
Enviado por Paulinha Rodrigues em 03/06/2010
Código do texto: T2298168