O Trabalho com Softwares

O fato do uso dos softwares nos dias de hoje é bem simples, tornou-se uma faca de dois cumes, tratando-se de um comodismo desenfreado de ambas as partes.

A criança se vê diante de tanta informação simultânea e, deslumbra-se com este mundo imaginário, onde todas as suas dificuldades e seus problemas podem ser resolvidos com apenas um click no mause.

A maior parte destes softwares, não deixam as crianças expressarem-se livremente, pois ao desenvolver alguma atividade de maneira espontânea, seu programa não a reconhece e isso faz com que ela volte e faça o que está programado para ser realizado.

Por outro lado, encontramos ainda, professores completamente despreparados para proporcionarem condições reais de aprendizagem para seus alunos, visto que, justificam o fator de aprendizagem com a tecnologia como sendo de responsabilidade do professores de “Informática”.

Criamos assim, reprodutores de nosso mundo capitalista, que segundo Émile Durkheim “nos termos da educação moral, nada vem a acrescentar na social da criança”, onde de maneira silenciosa, deixa de ter o contato físico com o meio e com os seres deste, que nesta idade é o mais importante no seu desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo.