Abra os olhos
Homicídios. Assaltos. Estupros. Crimes violentos que assolam o Brasil. Porém não são os únicos, que possuem atitudes ilícitas e destruidoras para a vida da humanidade. É preciso ampliar a visão, para um novo crime organizado, que ganhou forças com o passar dos anos.
O crime ambiental no Brasil ocorre desde o período colonial, com o extrativismo do pau-brasil. O que gerava uma rentabilidade significativa para os colonizadores. Entretanto, nos forneceu a extinção dessa árvore, que considero um crime histórico. Apesar de exemplos como este, a conscientização sobre o desmatamento é mínima. O Brasil é o país que mais desmata no mundo. Em conseqüência disso, a sobrevivência dos animais, se tornou mais difícil. E ainda existe o tráfico de espécies silvestres. Espero que os pássaros não comecem a cantar a marcha fúnebre.
Entendo, que em uma sociedade como a nossa, ser ético é quase impossível. Pois quando pessoas se contrariam a participar destas condutas criminosas, acabam sendo ameaçadas de morte. O que não compreendo, é como algumas pessoas podem ser tão gananciosas, ao ponto de não percebrem o estrago que estão fazendo no planeta. Aquecimento global, degelamento das regiões polares, destruição da camada de ozônio... Crimes que se intensificam todos os dias.
È desanimador perceber, que o meio ambiente não é priorizado pelo governo. Áreas florestais são destruídas para a produção de carvão. A fiscalização possui falhas que prejudicam a todos. Fato que precisa ser mudado. Diante disso, é necessário que o crime ambiental seja combatido da mesma forma que os crimes violentos. Se não for dessa forma, nossos filhos, netos e a futura geração do mundo, não habitarão em um planeta, mas em um completo vazio.