RETROSPECTIVA DE UM CIDADÃO
RETROSPECTIVA DE UM CIDADÃO
JÁ ME FALARAM DE SEXO, DROGAS, POLÍTICA E ATÉ FUTEBOL. JÁ ME PERGUNTARAM SOBRE ECONOMIA, JUSTIÇA SOCIAL E ATÉ SOBRE CULTURA, QUERIAM SABER MINHA OPINIÃO.
CRITICARAM A POLÍTICA DE LULA, FALARAM MAL DO PREFEITO, E ATÉ DA SELEÇÃO.
EU ERA AINDA MUITO JOVEM E NÃO SABIA O QUE DIZER, OLHA SÓ PRA MIM, VÊ SE TENHO CARA DE PROFETA, EU SOU APENAS UMA CRIANÇA, E NÃO SEI O QUE IRÁ ACONTECER.
ME DISSERAM QUE LÁ NA CAPITAL, A TURMA DO FUMO É QUE TÁ NO COMANDO, AS DROGAS ESTÃO AOS MONTES, E POR TODOS OS LADOS QUE SE OLHA, SÓ SE VÊ PESSOAS FUMANDO.
ME ENSINARAM A TEORIA DA VIDA, REALIDADE NUA E CRUA, DE UM BRASIL IRREAL QUE ESTAMOS A VIVER. ME ELEGERAM PRESIDENTE, PEDIRAM PRA EU SER DIFERENTE, PRA CONCERTAR ESSA NAÇÃO.
EU DISSE?
SÓ SERÁ POSSÍVEL MUDAR O BRASIL, SE CADA CIDADE, CADA MUNICÍPIO, CADA CIDADÃO BUSCAR ESSA MUDANÇA.
EU FUI SENSURADO EM PLENO PODER, ME TIRARAM DO CARGO, NÃO DEIXARAM MEU TRABALHO APARECER.
ME COLOCARAM NA ESCOLA, NÃO ME DEIXARAM JOGAR BOLA, FUI BARRADO NA SELEÇÃO.
QUERIAM QUE EU FALASSE SOBRE NOVELAS, NEGÓCIO DA CHINA, ESCRITO NAS ESTRELAS, VIVER A VIDA, AGORA É QUE SÃO ELAS.
ME PERGUNTARAM SE EU VI A GUERRA, E SE SOBROU SOBRE A TERRA ALGUM OUTRO DITADOR.ANTES MESMO QUE EU FALASSE, ME IMPUSERAM UM OUTRO IMPASSE, TINHA MUITO MAIS COISA, QUE ESTAVAM A FIM DE SABER.
ALGUÉM LÁ DE LONGE ME DISSE:
POR FAVOR?
NÃO FALE AGORA, VÁ JUNTANDO AS QUESTÕES E RESPONDA OUTRORA.
FORAM PERGUNTAS AOS BOCADOS, E ASSIM EU FIZ, FIQUEI CALADO E SÓ PENSANDO, COMO HAVERIA DE RESPONDER.
POLÍTICA MUNICIPAL, EDUCAÇÃO SEXUAL, ECONOMIA, GUERRA. TUDO QUE HÁ SOBRE A TERRA, A MIM FOI PERGUNTADO.
ATÉ QUE ENFIM CHEGOU A MINHA VEZ, TOMEI A PALAVRA E COMECEI A FALAR.
RESPOSTAS OBJETIVAS E UM TANTO QUANTO ABREVIADAS, RESPONDI TUDO, TUDO AQUILO QUE QUIZERAM ME PERGUNTAR. AGORA PORÉM EU ENTENDO, O PORQUE DE TANTA AFLIÇÃO, ANALIZAMOS A SOCIEDADE, E NO MEIO DE TANTAS VERDADES, CHEGAMOS A RETROSPECTIVA, DE UM JOVEM CIDADÃO.
JHONES MACEDO
OBS:texto escolar feito para uma aluna da quarta série