Querid@ Amig@,
Talvez a imagem que ilustra este texto seja tua velha conhecida...Se estiveres na minha faixa etária, você já ouviu falar sobre a "Cartilha Caminho Suave"... Um método simples que nos introduzia ao mundo das vogais e consoantes, às primeiras letras...
Com essa cartilha aprendi a ler e a escrever; quando fui aprovada para o segundo ano primário eu tinha condição de ler um pequeno texto, isso porque, no primeiro ano, eu havia sido alfabetizada...Ah, lembro-me que tínhamos caderno de caligrafia para deixar a letra bonita e caderno quadriculado para aprender a desenhar os números...Todas as crianças tinham que aprender e só passavam para a série seguinte se soubessem ler e escrever...Ah, sim, escrever com letra cursiva...
Porquê estou contando isso? Há uma série de propaganda relacionada à educação no nosso país; há programas do governo que facilitam o acesso dos jovens aos livros, à universidade, etc...
No entanto, o que temos visto são jovens no ensino regular e médio ANALFABETOS, que NÃO SABEM LER nem ESCREVER..
As crianças, no período da alfabetização, simplesmente "passam" de ano.. Resultado: alunos do ensino regular e médio que não conseguem resolver problemas simples de aritmética, não conhecem regras gramaticais; os livros são mudos diante dos olhos cegos dos alunos...A ironia, se é que posso escolher essa palavra, é que os livros didáticos que os jovens receberam, este ano, nas escolas estaduais, aqui em São Paulo, são maravilhosos e seriam de extrema utilidade se eles, jovens, pelo menos pudessem ler e entender o que está disposto ali... O governo, de fato, conhece a realidade da educação no nosso país? Há algo de muito errado...Os jovens não sabem ler nem escrever, e, no entanto, recebem livros com uma carga didática digna de uma escola cinco estrelas!!
Os nossos jovens, principalmente nas periferias, não estão recebendo instrução necessária para a compreensão de noções básicas do universo escolar...O mínimo exigido para o estudante prosseguir é que ele saiba ler e escrever...e se ele não sabe isso, como entenderá a linguagem, a ciência, a história, a geografia, a matemática...como ele será apresentado ao mundo da literatura, da geometria, da química, da física...Como será o futuro desses jovens neste mundo, dominado pelo mercado de trabalho, cada vez mais exigente, que avalia a mão de obra e exclue aquele que não está apto para exercer uma atividade?...Qual será o futuro do indivíduo que, possuindo um certificado de conclusão de curso, não sabe ler e escrever o que se pede?
ANALFABETO FUNCIONAL...o que é isso?
Bem, são muitas as minhas questões...na verdade, inquietações...
Quem dará as respostas?
O meu sonho de cidadã brasileira é ver todos, crianças e jovens, tendo acesso à educação de verdade, à educação que lhes permita voar...como só os seres humanos livres do fragelo do analfabetismo, da falta de educação, podem fazê-lo.
Apesar do desabafo, confesso que sou uma criaturinha muito teimosa, a esperança teima em mim, isso porque eu conheço profissionais muito valorosos que se dedicam de corpo e alma para que esse sonho, que não é só meu, realize-se. Que assim seja.
Angela...:)