VISITA TÉCNICA AO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM

No dia 07/03/2010 turma 5TUN1 do Curso de Turismo da FABEL- Faculdade de Belém realizaram uma visita técnica ao Centro Histórico de Belém, com a orientação da Professora Rosicléia Mendes, que no decorrer deste semestre ministra a Disciplina Patrimônio Histórico e Cultural.

Os vinte e um acadêmicos começaram a jornada logo cedo pela manhã ensolarada de domingo, às 08h00min todos já estavam em frente ao Forte do Presépio (Castelo), local combinado pela mestra com a turma.

Cada acadêmico deveria defender um patrimônio e deste modo a explicação referente aos monumentos históricos começou pelo Forte do Presépio, com a acadêmica Natália e seguiu com outras explanações que seguiram a ordem da listagem em anexo, elaborada pela Professora Rosicléia.

O acadêmico Felipe ao explicar a respeito da Igreja de Santo Alexandre e Museu de Arte Sacra, enfatizou as históricas esculturas em madeira de lei, da época do estilo barroco e que foram algumas, esculpidas pelos índios que habitavam a região naquele momento histórico e que, portanto, estas esculturas possuíam feições indígenas, fato marcante para a identidade de Belém.

Ao relatar fatos de um momento histórico muito relevante para a história de Belém, a acadêmica Patrícia, enfatizou o poder de capacidade do maravilhoso Antônio José Landi, ao explanar sobre a Catedral da Sé, esta obra teve diversos momentos em que sua construção fora interrompida e, portanto foi uma construção que se arrastou por anos, entretanto, quando Landi assumiu o comando do trabalho deu-se a injeção de ânimo que o projeto precisara, o que mostra a determinação do artista.

Daí o frontão triangular e os pináculos piramidais muito característicos e peculiares nas obras do italiano Landi.

A Igreja do Carmo muito bem representada pela acadêmica Lúcia que explorou bastante a beleza da rica arquitetura histórica do XVII de estilo Neoclássico, entretanto, enfatizou sua preocupação com descaso e o abandono que a igreja tem sofrido.

A acadêmica Maria Bendita se incumbiu de explanar sobre a Igreja de São João Batista, obra realizada em 1777, localizada na Praça do Líbano, ao que relatou com muita propriedade, a respeito da cúpula octogonal do referido templo.

A loja Paris N’ América ficou com acadêmico Eder que exaltou de forma exemplar que a referida construção aconteceu num período próspero de Belém, período áureo da borracha, conferindo um tom de elegância a belle époque em Belém.

A acadêmica Jackeline com muito brilhantismo explanou sobre a Estação das Docas, onde relatou que foi inaugurado em 13 de maio de 2000 e todo o material de ferro fora importado da Inglaterra no passado.

Todos os acadêmicos estiveram atuando tanto na caminhada como na explanação das características dos patrimônios da cidade de Belém de forma brilhante, alguns dos nomes não fora mencionado neste texto para que o mesmo não se tornasse demasiado longo, percebeu-se a turma comprometida, atuante e integrada a mostrar as riquezas históricas herdadas da ocupação e colonização portuguesa do Pólo Belém.

Segue anexa listagem com os nomes dos acadêmicos que desempenharam tal função das 08h00min ao 12h00min no domingo dia 07/03/2010.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 22/04/2010
Código do texto: T2212316
Classificação de conteúdo: seguro