RELATÓRIO DO SEMINÁRIO TURISMO E COMUNIDADE EM AÇÃO

No decorrer do terceiro semestre, envolvendo todas as disciplinas como forma avaliativa dos acadêmicos para o segundo NPC foi montado um evento na comunidade de Caruarú, localizada na Ilha de Mosqueiro, com acesso através do Porto Pelé. O evento ocorreu no dia 14/junho/2009.

As turmas 1TUN1 e 3TUN1 orientadas pela professora Socorro Almeida, se dividiram em equipes onde na comunidade teriam que formar grupos com pessoas da mesma para trabalhar o turismo com eles. Segundo a Professora Socorro Almeida “a idéia da oficina é fazer com que eles falem o que sentem com relação à atividade, como eles vêem o turismo e como eles gostariam que o turismo acontecesse na comunidade deles.”

A professora socorro apresentou em classe o esboço que transcreveremos a seguir como modelo do que poderia ser feito ou ministrado em Caruarú:

1) Tipos de Turismo: Falar sobre os tipos de turismo que existem, e ver se eles detectam os que podem ser trabalhados na comunidade.

2) Impactos positivos e negativos causados pelo Turismo: Colocar no papel tudo o que eles acham que a atividade turística trouxe pra eles, o lado bom e o lado ruim.

3) O Turismo na escola: Dar noções básicas de turismo e ver se eles concordam que o turismo seja tratado na escola da comunidade, como tema transversal. Isso pode gerar um projeto do NPT (Vontade antiga – Modelo SEBRAE), com os acadêmicos dando aula sobre assuntos voltados para o turismo, sob a supervisão da coordenação. Além da comunidade de Caruaru, podemos levar esse projeto para outros lugares (Combu e quem sabe outros municípios), sempre direcionado para o público de 1ª a 4ª série.

4) Inventário da comunidade: Uma equipe fica responsável por fazer o inventário da comunidade, preenchendo o questionário. Precisamos fazer um ajuste no questionário, inserindo itens para ficar bem completo. (ALMEIDA Socorro, 2009).

Cada equipe se incumbiu de fazer uma exposição de fotos, onde cada equipe ficou com um tema diferente para fotografar e expor, houve quem ficasse com igrejas, outra equipe ficou de mostrar nas fotos as feiras de Belém e assim as várias equipes decidiram deixar as fotos para a comunidade, as crianças em grande número ficaram muito curiosas e as fotos tiveram uma repercussão favorável em meio às crianças e adultos.

A exposição de fotos tiradas pelos acadêmicos foi orientada pela professora Rosicléia sendo este também um meio avaliativo para a turma.

O evento como um todo era orientado pela Professora Luciana Mendes, também serviria como forma avaliativa para juntar com a nota do Fest Tur do Cupuaçú e totalizar com outros trabalhos em classe a média geral.

Por conta de tal evento ocorreram na comunidade de Caruarú palestras, oficinas, teatro, exposição fotográfica, apresentações culturais, recital de poesias e muito foi falado na questão do lixo, ou seja, como lidar com esta questão para que haja a minimização da degradação ambiental por conta do lixo.

Participamos da equipe que ficou com o tema “Tipos de Turismo”, e transcreveremos parte do trabalho neste relatório, infelizmente, não tivemos acesso aos outros trabalhos que foram igualmente relevantes para a constituição do evento em si como um todo e de grande aprendizado para a comunidade.

APRESENTAÇÃO DE 12 TIPOS DE TURISMO NA COMUNIDADE DE CARUARÚ

Este trabalho visa levar ao conhecimento da população ribeirinha de algumas comunidades (principalmente Caruarú) localizadas na Ilha de Mosqueiro, os vários tipos de turismos existentes e a importância dos mesmos com relação ao aspecto econômico e gerador de capital para as comunidades, bem como a preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial da localidade receptora.

A equipe procurou mostrar tipos de turismo que a priori poderiam ser praticados na comunidade, mostrou também outros tipos que o povoado já até conhece, mas, não define que tal fato possa ser um tipo de turismo, a exemplo cita-se o turismo religioso, que já fato na região, devido ao Círio de Santa Rosa de Lima que é muito divulgado na localidade que recebe muitos visitantes por essa ocasião.

Outros tipos foram incorporados ao trabalho, o que lista-se a seguir:

Turismo Ecológico

Turismo Rural

Turismo de Lazer

Turismo Religioso

Turismo da Terceira Idade

Turismo Social

Turismo Gastronômico

Turismo Desportivo

Turismo de Eventos

Turismo Cultural

Turismo de Aventura

Turismo de Cruzeiros Marítimos

A equipe previa um grande número de crianças para participar da explicação, bem como da oficina realizada, então a metodologia adotada foi usar nos slides bastantes fotos e na oficina trabalhar com figuras de revistas e cartolinas para que as crianças ou algum adulto que participasse pudesse identificar cada tipo de turismo através das figuras e fizessem sua colagem na cartolina que apenas constava o título do tipo de turismo.

Na realidade a equipe teve quatro momentos com as crianças, no primeiro aconteceu uma explicação verbal do que seria cada tipo de turismo, no segundo ao levá-los até a exposição de fotos, foi possível relembrar o que foi passado no momento anterior, o terceiro momento foi o slide e o quarto momento foi a oficina, cujo, trabalho seria com figuras de revista e cartolina, nesta etapa final comprovou-se que a platéia realmente tinha assimilado o que a equipe pretendia passar.

A equipe procurou usar uma linguagem informal com as crianças, inclusive usando termos bem joviais e atuais de forma brincalhona e incentivadora, algumas crianças, (a maioria), mostrou-se tão receptiva, meiga e acolhedora, onde um menino comentou que estava com febre e “que não era para tia chegar perto”. Percebeu-se sinceridade naqueles olhares.

A equipe agendou o nome das 15 crianças que participaram deste trabalho:

Lucas Samuel

Marcelo Souza

João Victor

Keila

Leonardo

Johnatan

Paulo Eduardo

Luis Afonso

Wellington

Remison

Hellen

Dayane do Socorro

Ingrid Cristiane

Carla Letícia

Ingrid Bergman

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 20/04/2010
Reeditado em 20/04/2010
Código do texto: T2207611
Classificação de conteúdo: seguro