QUE ESTRATÉGIA VOCÊ ADOTARIA PARA O DESENVOLVIMENTO TURISTICO DE BELÉM.
Visando atingir determinadas variáveis dentro da atividade turística em nossa cidade observa-se que em primeiro lugar teria que ser criado uma metodologia de aos poucos ir introduzindo nas nossas crianças o amor pela terra natal e por tudo aquilo que faz parte do acervo de nossa cultura e compreende-se que este trabalho seria pertinente ao campo da educação, como este procedimento se faz impossível acontecer nas escolas, deveriam ser criados outros mecanismos a fim de estabelecer nos nossos jovens, crianças e adultos uma mentalidade voltada para o turismo de sustentabilidade, promovendo a valorização dos nossos aspectos culturais e Patrimônio Histórico.
Dentro deste contexto pode-se dizer que o belenense não conhece a sua própria cidade e daí a necessidade da sinalização turística, no que diz respeito a informações sobre aspectos culturais e artísticos, atrativos turísticos e pontos históricos, bem como bares e restaurantes e quaisquer informação que possa interessar aos turistas e ao próprio residente.
Outra variável um tanto defasada em nossa cidade, tendo em vista o acontecimento do Fórum Social Mundial, em janeiro de 2009, é a infra-estrutura hoteleira, deveria ser estudada de modo aprofundado, no sentido de mais e melhores estruturas nesse campo a fim de atender a demanda crescente com o fomento do turismo de eventos em nossa cidade. Torna-se claro e evidente que Belém não está infra-estruturada para receber um público equivalente ao que vai acontecer no Fórum Social Mundial.
E por falar em infra-estruturas, observa-se que o transito de Belém é outro caos, cada vez mais carros nas ruas e falta de estacionamento, de repente seria o momento de abrir novas estradas ou outro tipo que estrutura que possibilite desafogar o transito em Belém, já que com a chegada de turistas e visitantes o problema tende a piorar.
Um trabalho de limpeza com relação à pichação na cidade também seria viável e útil, juntamente, com um programa de conscientização da população, a fim de que mantenham a ordem e a limpeza, enfim para que zelem a cidade, respeitando suas potencialidades turísticas para que ocorra um turismo sustentável.
A falta de integração entre os Pólos Turísticos do Pará, principalmente, entre o pessoal capacitado para fazer o turismo acontecer em certas localidades. A falta de interatividade derruba as chances de parcerias que deveriam acontecer entre o poder público e as empresas privadas a fim de divulgar as potencialidades e diversidades tanto de Belém como de todo o Estado do Pará.
Visando um desenvolvimento sustentável da localidade, aproveitando recursos naturais, trabalhando em cima de planejamento, vê-se a necessidade de um profissional de turismo atuando na gestão de cargos públicos em vários municípios, ao invés da contratação de profissionais com formação acadêmica em áreas desligadas do turismo, estes desconhecem de certo modo os impactos que a atividade provoca, sejam eles positivos ou negativos, o profissional da área é de imprescindível importância e extrema valia para a gestão dos cargos por possuírem conhecimento e formação turística acadêmica, são capazes de minimizar ou ate mesmo neutralizar os impactos negativos causados pela atividade.
Outros pontos poderão ser mais bem estruturados e nesse contexto pode-se citar a questão do saneamento básico de Belém, segurança, reforçando a questão da limpeza pública e o transito caótico bem como a conscientização da população e também a urbanização da cidade que deverá ser feita de modo a produzir lugares acolhedores, talvez praças e outros, no sentido de acolher o turista e visitante que vem até nossa cidade, mantendo sempre produtos de qualidade para que sejam mais consumidos e assim promover um desenvolvimento econômico satisfatório para Belém.