A CIDADE DE OURO.

História de Ouro Preto. Ao avistar o pico de Itacolomi,os bandeirantes já estavam há dias de viagem,pelo sertão da antiga colônia. A antiga e famosa Vila Rica teve seu momento de ápice minerador,ao final do século XVII e início do XVIII. Rapidamente as casas e os templos católicos foram erguidos nas proximidades das minas de ouro. A grandiosidade de Ouro Preto faz brilhar os olhos dos visitantes. Um marco na história brasileira e de Minas Gerais.MUSEU DA INCONFIDÊNCIA- Antiga casa da Câmara e cadeia de Vila Rica,acolhe atualmente,um Museu de muita importância para a História de Minas Gerais.Várias peças e objetos pessoais,além de móveis,livros e roupas que pertenceram aos inconfidentes mineiros podem ser vistos no local. AS ARQUITETURAS DAS IGREJAS- Igreja de São Francisco de Assis:Um dos mais belos templos católicos de Ouro Preto e do Brasil.Representa o que há de mais autêntico na história da arte em Minas Gerais.August de Saint Hilaire,em sua viagem pela antiga Vila Rica,se impressionou com tamanha beleza deste templo.Igreja de Nossa Senhora da Conceição- Iniciada em 1727,o templo demorou mais de um século para ser contruido. O seu interior é belo e muito espaçoso.Em seu subsolo abriga o museu do Aleijadinho,com peças magníficas feitas por ele,que foi o artista mais famoso da região.Igreja de Nossa Senhora do Pilar- O aumento da população fez com que uma nova igreja,fosse contruida,no lugar da antiga capela.O início das suas obras foi em 1724. Trata-se de um dos templos mais lindos entre todas as maravilhosas igrejas de Ouro Preto.Igreja Nossa Senhora do Rosário-O local onde está essa igreja era o "Caquende" ou seja,o mercado de escravos que chegavam à antiga Vila Rica.A sua construção iniciou-se em fins do século XVIII e se prolongou durante todo o século posterior. A sua forma em curva,é inédita nos templos católicos de Minas Gerais.Igreja de São Francisco de Paula-Do adro desta igreja,é possível ver quase toda a antiga Vila Rica.Contruida no início do século XIX,a igreja ocupou o lugar,da antiga capela de Nossa Senhora da Piedade.Igreja Nossa Senhora do Carmo-A construção da igreja ocorreu entre 1766 e 1772 e pertence à terceira fase do barroco. Os altares de São João e de Nossa Senhora da Piedade e o lavabo da sacristia,foram feitos por Aleijadinho. Este templo ocupa o lugar onde existia uma capela dedicada à Santa Quitéria. A confraria dos Terceiros do Carmo,foi uma Ordem rica e não teve dificuldades para construir a sua igreja.Museu do Aleijadinho- O mestre do barroco mineiro, nasceu e viveu em Ouro Preto.Vítima de uma doença algoz, Antônio Francisco de Lisboa, o aleijadinho,fez de sua passagem terrestre,um palco de apresentação das suas maravilhosas obras. Igrejas setecentistas,imagens sacras em madeira e monumentos em pedra sabão,foram algumas preciosidades deixadas pelo escultor. Seus restos mortais encontram-se na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.Museu de Ciência e Técnica- O antigo Palácio do Governo foi construido por Gomes Freire de Andrada,Governador da Capitania de Minas em 1740.Funcionava alí,a Casa de Fundição e a Intendência do Ouro.Atualmente abriga o Museu de Ciência Técnica da Escola de Minas,com o objetivo de levar ao público visitante,um conhecimento mais amplo sobre a história da mineralogia em Minas Gerais. Vale a pena conhecer a Cidade de Ouro!

Maristela
Enviado por Maristela em 15/08/2006
Reeditado em 19/04/2013
Código do texto: T216830
Classificação de conteúdo: seguro