Um breve histórico, e muita expectativa...

Anna Luísa Santos de Oliveira¹

Ingressar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, uma realidade outrora muito sonhada e desejada. Entre devaneios de uma sociedade repleta de idiotas ociosos, onde o que interessa é algo que está dentro do senso comum, e que de alguma forma isso se torne lucro, se dedicar a algo que esteja ligado a arte de argumentar, ver, apreciar, criticar, passa a ser algo intransponível e digno de pena, escolher algo ligado às artes e humanidades, onde o estudo da sociedade como um todo e a valorização da cultura como um bem comum estão presentes ao longo de todo o curso, passa a ser algo insólito e motivo de estranhamento entre indivíduos prosaicos.

Diante de tal realidade sorumbática e nebulosa, passa-se a assumir uma “loucura” interior tão forte, sente-se a necessidade de se ter a arte presente no dia-a-dia ao ponto de se quebrar todas as barreiras, e rescindir de dentro de seu consciente toda e qualquer mistificação barata e banal de que aquele ou aquilo não deve ser o caminho a seguir, pois de acordo com a ridícula e desinformada sociedade atual, profissionais de sucesso, são aqueles que exercem funções elitizadas, esquecendo-se do bem maior, que é a própria humanidade.

Escolher o Centro de Artes Humanidades e Letras, numa cidadela do interior da ilustríssima e riquíssima Bahia, onde se respira história e alimenta-se de cultura, nada mais é do que escolher o paraíso para aprimorar e adquirir conhecimentos. Graduação em Museologia, nada mais é do que satisfazer um desejo interior que se explode e transcende a grande vontade de se ter mais e mais daquilo, a cada aula dada, a cada palavra citada, a cada manhã caminhando pelas ruas históricas de Cachoeira e apreciando a perfeita arquitetura, e lindas fachadas dos prédios históricos.

As expectativas? As melhores possíveis. Numa nação onde a valorização da cultura é vista sempre em ultimo dos planos, a formação de profissionais que valorizem e lutem por tal bem é crucial para um progresso satisfatório e tão sonhado, por nós, admiradores e futuros (ou atuais) trabalhadores das artes, humanidades e letras.

¹Graduanda do Curso de Museologia 2010.1 UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Devaneios de uma Estróina
Enviado por Devaneios de uma Estróina em 30/03/2010
Código do texto: T2167999
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.