INFLAÇÃO

Com a inflação a moeda perde o valor e, por conseguinte há um aumento persistente nos preços de bens e serviços, prejudicando assim a economia de uma nação, estes aumentos não são esporádicos, mas como, já mencionado, persistente, generalizado e contínuo, quando a inflação chega à zero diz-se que há estabilidade econômica.

Ao fazer um estudo sobre inflação, devem-se levar em conta algumas fontes que variam de nação para nação, com relação a essas fontes cita-se a ESTRUTURA DE TIPO DE MERCADO, que está relacionado ao sistema de abastecimento (OLIGOPÓLIO, MONOPÓLIO e CONCORRENCIAL), que contribuem para os aumentos de custos de bens e serviços; outra citação que merece destaque como fonte de inflação é o GRAU DE ABERTURA DA ECONOMIA AO COMÉRCIO EXTERIOR, pois quanto mais aberta à economia ao comércio externo, maior é s concorrência interna. O que vai refletir nos preços dos produtos, que poderão neste caso se adequar aos produtos estrangeiros em qualidade e preços, visando a competitividade de mercado;outra fonte que influencia a inflação são as ESTRUTURAS DE ORGANIZAÇÕES TRABALISTAS, estas representam sindicatos que conseguem reajustes salariais acima dos índices de produtividade e assim ocorre uma pressão sobre os preços incidindo para o aumento inflacionário.

A economia de uma nação pode vivenciar três tipos de inflação que se define em inflação de custos, de demanda e inflação inercial, assim, faz-se necessário a compreensão de cada uma delas.

A Inflação de Custos é o tipo de inflação que a demanda permanece inalterada visto que se associa a oferta de bens e serviços, pois, devido aos acréscimos dos custos dos insumos, matérias-primas e derivado de petróleo, havendo uma freada na produção e, conseqüentemente, aumento nos custos finais de produtos e serviços.Como causas observa-se os aumentos salariais, induzidos através de sindicatos trabalhistas com grande poder de barganha, superando os aumentos na produtividade da mão de obra, assim , os aumentos recaem sobre os produtos e serviços.Outra causa bem visível e já comentada outrora é o aumento nos custos de produção(petróleo e outros) que acabam sendo repassados para os preços finais dos produtos.Por último leva-se em conta como causa a estrutura de mercado,. Segue o direcionamento de empresas com poder de oligopólio ou monopólio que elevam seus lucros acima da elevação dos custos de produção gerando assim, estagnação econômica com inflação.

Outro tipo de inflação que merece destaque é a inflação de demanda que está relacionada com a demanda e a produção de bens e serviços, por caracterizar um aumento no consumo destes, que sobem de preço, este é o tipo de inflação mais comum e como forma de controle para este tipo de inflação pode haver a redução da oferta da moeda, redução de crédito e desaceleração econômica e em contra partida acontece o arrocho salarial, elevação de taxas de juros e redução dos gastos do governo.

A Inflação Inercial é um processo automático que se instala, reflexo de uma inflação passada, devido a indexação, por meio da correção monetária, cambial e salarial, o processo se auto alimenta de inflação.

Em linhas gerais nenhum tipo de inflação é benéfico para quaisquer nações, pois o poder de compra por parte do consumidor e reduzido prejudicando a todos.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 26/03/2010
Código do texto: T2159611
Classificação de conteúdo: seguro