Estética, comunicação e Arte

Podemos notar que a estética da informação (noticia do jornalismo) são padronizadas, manipuladas dentro de um padrão estético que não foge da regra, nem sempre a informação é passada para o interesse do público, mas sim visando o interesse de alguns. Alienado o povo se acomoda e não percepção para enxergar sem os óculos sociais o que a mídia, apresenta está bom e não questionamos. A mídia passa a selecionar o que lhe interessa.

Caímos no grotesco a mídia se aproveita das necessidades pessoas de alguns indivíduos e faz apelos para ganhar audiência muitas vezes caindo no ridículo. Apelam para superexposição, passando corpos de pessoas e ultrapassando todos os limites.

O papel do jornalismo no processo de padronização está presente no modo como a noticia é transmitida, na apelação, no exagero e no emocional das pessoas, na forma como é escrita e se induz o leitor a ser manipulado, para beneficiar apenas alguns, impondo o indivíduo os óculos sociais não permitindo ele ir além.

Mostrar figuras em sofrimento expressionismo, no grotesco à mídia utiliza-se do sofrimento, apelando para o público tendo assim a audiência.

Sentimento transmitido no expressionismo com emoção a violência, no grotesco a emoção e usada sempre de modo até exagerado.

O movimento artístico da POP ART nos faz refletir sobre a relação, ícone e POP ART trabalha com os produtos da cultura popular (Arte figurativa que trabalha com a imagem da figura). Tinha grande influência na vida cotidiana das pessoas, o ícone também passa a imagem as pessoas transmitindo a influência sobre como adquirem produtos, roupas etc. Para ficarem parecidas com seus ícones.

O culto de um ícone geralmente é formado pela mídia que torna o indivíduo consumista e não mais consumidor. Passando a olhar o ícone como um ‘’Deus’’. Essas pessoas não percebem a influência do mercado. O que era desconhecido ‘’ rapidamente faz sucesso’’, com a ajuda da mídia. Caindo no gosto popular.

O consumismo é tamanho que às vezes as pessoas deixam suas necessidades básicas para adquirem produtos desses ícones.

Já o movimento naturalista procura registrar a história a realidade, chegando o mais próxima dela, para passar a essência da imagem.

No movimento formalista procura formar a opinião, enquanto a arte está no padrão ela é simplesmente signo.

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 18/03/2010
Reeditado em 23/06/2020
Código do texto: T2145417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.