Ao seu modo

É impressionante como hoje em dia é exigido, cada vez mais, a preocupação com o futuro, com o que você vai ser, quanto vai ganhar e como será sua vida.

Exemplo disso é o famoso ano do vestibular. Muitos jovens, quando chegam nessa etapa privam-se de uma vida normal para dedicar-se totalmente aos estudos. "É só por um ano esse sacrifício!". Quem nunca ouviu essa frase da boca de um vestibulando preocupado em "vencer na vida"?

O que eles não sabem - mas logo irão descobrir - é que isso é só o começo de uma jornada imensa para alcançar o "topo" que imaginam e, se continuarem assim, perderão momentos importantes de suas vidas.

A ideia de vencer na vida muda de pessoa pra pessoa, de realidade para realidade. Mas o que todas essas concepções do que é vencer não podem ignorar é que não adianta vencer na vida sem vivê-la, porque quando chegar no "topo" vai olhar para trás e ver que tem tudo o que queria e nada bonito sobre a vida para contar. Aí, eu vou te perguntar: "Valeu a pena?"

Valeu a pena deixar para trás momentos tão importantes para correr e chegar logo no "topo"? Acredite, não vale a pena! Vencer na vida nao é antônimo nem sinônimo de viver. E sim complementares. Vencer na vida é conseguir viver e viver bem. E o "viver" é o caminho percorrido até o vencer.

Não deixe a vida perder o seu sentido diante da usúria capitalista. Viva! Mas viva de verdade. Perca tempo com os amigos; faça suas pequenas vontades; ria de tudo! Aí você vai perceber que vencer é viver feliz. Ou melhor: Viver feliz ao seu modo!

Lorena Lane
Enviado por Lorena Lane em 13/03/2010
Reeditado em 13/03/2010
Código do texto: T2135586
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.