Nem tudo é futebol.

Quando se pensa no Brasil, na maioria das vezes, relaciona-se como sendo o país do futebol, mas se pudermos refletir e analisar com cautela, veremos que o país enfrenta muitos confrontos que vão além dos estádios. Uma das maiores batalhas é pela melhoria na educação.

Dados e estatísticas sobre analfabetismo e o desempenhos dos alunos, principalmente da rede pública, são alarmantes. Os índices de analfabetismo no Brasil vêm caindo nos últimos anos, porém, mesmo com tais melhorias, os números ainda são preocupantes.

Além de tudo, a educação pública atual encontra diversos problemas que dificultam cada vez mais o aumento da qualidade do ensino. Esses problemas podem ser apontados de diversas maneiras, e se estendem desde prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, greves, até violência e baixos salários.

Desse modo, percebe-se que esse quadro é resultado de pouco investimento nesse setor. Apesar de o governo atual oferecer o programa “Bolsa Escola”, cujo objetivo é pagar uma bolsa às famílias de jovens de baixa renda como estímulo para que esses freqüentem a escola regularmente; este não surte o efeito desejado, visto que grande parte dos jovens e crianças freqüentam a escola apenas para receberem o pagamento prometido.

Assim, o resultado que se obtém é a deficiência na formação dos alunos brasileiros, o que comprometerá o futuro do país; tendo em vista que os alunos de hoje, serão os indivíduos que comandarão o Brasil.

Conclui-se que as faltas cometidas não são só nos gramados, mas também, em setores públicos, como na educação. E se os juízes deixarem o jogo continuar, o final da partida ficará comprometido.

Beatriz Vacilotto
Enviado por Beatriz Vacilotto em 02/03/2010
Código do texto: T2116254
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.