O mundo e o relacionamento interpessoal

Em todos os momentos nas mais variadas situações do dia a dia observam-se a crescente cobrança do equilíbrio nas relações interpessoais. No mercado de trabalho essa busca é ainda mais acirrada, são inúmeros os cursos de capacitação que cobram e incentivam o bom relacionamento interpessoal.

Mas o que seria isso?

O mundo é uma roda viva... Relata-se que há uns 30, 40 ou 50 anos atrás a humanidade possuía menores facilidades e maiores dificuldades, em todos os campos e em todas as áreas, haja vista, que a tecnologia resolve atualmente, em tempo hábil dificuldades que outrora tomava um tempo enorme para ser resolvido. No entanto, as pessoas no passado eram menos estressadas e as relações fluíam, ainda que com dificuldades, entretanto, cada um definia o seu próprio lugar no espaço e se resolvia tudo com respeito, sem maiores estresses, e no trabalho de acordo com o grau de subordinação, cada pessoa cumpria com suas obrigações e compromissos dentro de parâmetros relacionais compatíveis com o melhor e mais saudável para todos.

Enfim, o nível de estresse do ser humano, mesmo com todas as dificuldades, era bem menor, atualmente o mundo globalizado, em meio a tantas tecnologias, inúmeras facilidades, entretanto, está se criando uma geração de seres humanos doentes, impacientes e estressados, pessoas que passam em cima das outras para a obtenção de seus próprios ideais, pessoas que desconhecem o significado da palavra “respeito”, indivíduos mal educados, gente que não sabe lidar com gente e sendo assim algo que deveria ser um aprendizado de berço ou familiar tem que ser aprendido nos cursinho de capacitação oferecido por empresas privadas, instituições públicas e parcerias.

É um absurdo que o “animal humano” tenha que aprender a conviver com o outro de sua espécie num cursinho de capacitação, nesse momento, volta-se para os animais ditos “selvagens”, aqueles que vivem em habitats diferentes, florestas e áreas verdes, ao fazer uma analogia observa-se o quanto o homem declina em relação aos selvagens.

O homem se superou em estudos, pesquisas e avanços que motivaram a vida moderna, em contra partida o próprio homem não sabe lidar com suas frustrações e anseios gerando dores, sofrimentos e estresses, o que envenena a sua relação com outrem... E a vida segue... E o mesmo homem tem que ser treinado para conviver com o outro de sua espécie.

Nesse patamar, a terra adoece, o planeta sofre, o ecossistema vive conseqüências da ação maligna do homem, é uma bola de neve, faca de dois gumes...

Assim, há um dito popular que serve de inscrição em algumas camisas que circulam por aí, que diz mais ou menos:

“A salvação do planeta está na sabedoria dos nossos ancestrais”.

Percebem como tudo está interligado?

História ilustrativa:

Existe um senhor que trabalha há muitos anos para a mesma família, alguém de pouca instrução, mas de muita sabedoria e conhecimento, nunca passou por esses cursinhos de capacitação, apenas aprendeu a ler e a lidar com as pessoas... Mantém-se há muitos anos no mesmo emprego, escuta de vez enquanto algumas barbaridades, se mantém sempre alegre e de bem com a vida, cordial, honesto e cumpridor do seu dever, jamais proferiu palavra rude ou grossa para alguém no desenvolver de sua atividade, chamado de puxa saco por muitos, isto nunca o incomodou e não foi na academia ou em cursinhos que este homem aprendeu este proceder.

Esta pessoa aplica o equilíbrio nas relações interpessoais de forma espontânea, este procedimento induziu a inspiração para este texto.

(História real)

P.S: eu não me excluo do conjunto dos "animais humanos"...

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 04/02/2010
Reeditado em 04/02/2010
Código do texto: T2069327
Classificação de conteúdo: seguro