Ser tia é...
Já te contei que sou tia na essência? Pois bem, tenho cá as minhas deixas para lidar com a molecada...Bem, para todos os efeitos, e até que haja prova em contrário, sou amiga íntima do bicho- papão, do lobo mau, do lobisomem, da mula-sem-cabeça, dos fantasmas todos, do vampiro, do saci-pererê...e por aí vá...rs. A ideia é de que se os bichos são meus amigos, serão amigos deles também. Não há o que temer. O escuro existe, mas é só acender a luz prá ele desaparecer. Às minhas crianças ensino que plantinha chora, que tem mãezinha que chora também, quando lhe arracam as folhas e as pétalas dela e do filhinho ou da filhinha. O resultado disso é que flores permanecem tranquilas nos jardins, em seu curso natural.Conto também, para elas, que pássaros nasceram para ser livres, como nós; de que gaiola, por mais dourada que seja, não é um bom lar...De que se se prende um passarinho, a mãezinha dele, desesperada, vai chorar e deixar de se alimentar. Lugar de filhinho e filhinha é ao lado da mãe e do pai.As minhas crianças acreditam em fadas...Há pouco, Bárbara, oito anos, estava lendo um livrinho, a estória de uma menininha que beijou um sapo, na esperança que ele virasse um príncipe; é claro que o sapo permaneceu sapo, e a menina seguiu decepcionada...mas o sapo, ah, o sapo apaixonou-se pela menina, que ele imaginou ser uma sapa encantada e então, o sapo passou a seguir a menina na esperança que, quem sabe, a qualquer momento, a menina viraria uma sapa..." -Tia, olha as ideias..." chamou-me a minha menina sobre o livro que contava a frustração da menina e a esperança do sapinho...Olhei para Bárbara, ri do riso dela, puro brilho; reconheci que o pequeno livro, que ela segurava nas mãos, acendera-lhe a imaginação...Ela está com oito anos; que bom que ela tem um longo caminho para o encantamento, creio. Enquanto eu puder, a vida me permitir, vou proteger a infância das minhas crianças; elas conhecerão as fadas, os lobos maus, o porquinho Prático, o Caapora, a Iara, Alice no País das Maravilhas...Quero que elas cresçam com sorriso e olhar maroto que só a infância pode dar...
Angela....:)
Angela....:)