A liberdade mora nos livros...

Querid@ Amig@

Amo ler. A primeira vez que vi uma Biblioteca fiquei sem fôlego. O lugar era lindo. Um amplo salão, ladeado por estantes em madeira; mesas e cadeira, também em madeira, elegantemente colocadas em frente à enorme janela de vidro, que dava visão à linha do horizonte ; tudo muito limpo, o chão espelhava, o ambiente reacendia um cheiro bom de madeira, cheirava aconchego... ; os diferentes livros das estantes formavam um colorido que lembravam as cores alegres do arco-íris...Lembro-me que a senhora da Biblioteca levou-me até uma estante e mostrou-me livros de contos de fada... Se eu fechar os meus olhos, vejo o vestido rosa e diáfano da Cinderela...Tive medo de rasgar o livro com o meu toque, folheei-o com muito cuidado como se eu o pudesse machucar...É engraçado, mas, ainda agora, lembro-me da sensação de prazer que eu tive ao ter um livro tão bonito como aquele nas mãos...Aquele foi o meu primeiro dia na Biblioteca... Depois, desse dia, por muitas vezes, encontrei-me com muitos personagens ali: li boa parte das histórias de "Asterix o Herói Gaulês" o que me remeteu a ler histórias sobre o império romano...Ali, li, pela primeira vez, um conto sobre tragédia grega: "A ama" : li e chorei desesperadamente...Deus do céu...lembro que até eu contar o porquê estava chorando... pois, a ama protegeu o filho do rei ao custo da vida do próprio filho dela...Ah, eu amava estar naquele lugar... Sentia que ali estava protegida... Aos treze anos, comecei a trabalhar...Conheci Dona Sabina, expressão de amor e bondade. Ela ensinou-me o porquê eu deveria ler : " - Maria, leia muito, estude e você terá como se defender na vida...Leia e você será um ser humano livre...Conhecimento ninguém tira ...Estude e ninguém conseguirá te oprimir... O conhecimento vai te ensinar a ver o outro como o teu igual... Você nunca se sentirá menor ou maior que pessoa alguma... Essa segurança, Maria, só o conhecimento pode dar..." Não foram poucos os bons livros que eu tive acesso pela mãos bondosas dessa amiga tão generosa... Lembro-me que, quando eu terminava de ler um, que ela mesma havia me emprestado, corria pra contar os detalhes para ela; Ah, e ela me ouvia como quem nunca tivera ouvido falar sobre aquele assunto... aquilo transformou-me numa pessoa confiante, senti-me valorizada; afinal, eu estava contando para alguém, tão inteligente como ela, algo novo...algo que ela desconhecia...rs. Apaixonei-me pela leitura... Estudei obstinadamente... Provei na pele a teoria da Dona Sabina. Sou um ser humano livre... Tomei gosto pela coisa de tal forma, que...bem, para resumir a história, escolhi por profissão o mundo das letras jurídicas. Acreditei piamente na minha querida mentora: conhecimento e liberdade andam de mãos dadas...e, penso, o Direito reside em mim com as pinceladas de ternura da Dona Sabina, na sua lição primeira: "O outro, Maria, é o teu igual, respeite-o". Querida Dona Sabina, para a senhora, o meu afeto, a minha gratidão e o meu amor. Maria.

Angela.......:)