A Fobia Social

Estou publicando aqui um texto sobre fobia social tirado e adaptado do site descrito no final. Talvez isso não possa ser considerado um artigo, mas o faço para ajudar as pessoas que possam, por casualidade, ler e se encontrar no que é descrito:

A fobia social é o medo do relacionamento em público com pessoas que não são da família em diversas situações como numa apresentação, paquera, falar em público, conhecer pessoas novas, ser o centro das atenções.

Não pode ser confundido com a timidez. O tímido ainda consegue ir em frente, mas o fóbico social não consegue, paralisa-se.

A pessoa com fobia social pode se sentir a vontade com as pessoas, mas de uma hora pra outra pode sentir profunda ansiedade. O fóbico social também se sente nervoso mesmo que sozinho na presença de pessoas que para ela tem importância.

O fóbico social sente ansiedade antecipatória, isto é, fica ansioso com a situação que irá viver, mesmo que esta esteja a horas, dias ou semanas de acontecer.

Os investigadores desse transtono descobriram que sua causa são uma somativa: ausência parental ou rejeição de parentes (ausência de pais, figura masculina ou feminina) ou proteção excessiva (pais ou mãe corujas)

A fobia social também é chamada de ansiedade social e nos Estado Unidos faz 15 milhões de vítimas.

Em resumo, a fobia social produz a incapacidade nas relações sociais. Para o jovem é mais difícil por estar numa fase da descobertas de afetos. Quase todos desencadeiam depressão, baixa estima e falta de confiança.

O fóbico social preocupa-se demasiadamente em não parecer esquisito, "chato", antipático, metido ou ridículo perante aos outros. Logo seu grau de exigência aumenta, sendo portador de um grau de perfeccionismo exagerado, revisando detalhadamente aquilo que o pode fantasiosamente por em apuros. A ansiedade se tornará tão aguda que ele é incapaz de de dizer o que deseja.

Depois do acontecimento ele revisará tudo o que aconteceu sendo auto-crítico, aumentando os níveis de auto-exigência. Teme que os outros percebam que ele está preocupado, e se isso acontece é o fim do mundo para ele.

O fóbico social somatiza tudo isso. Seu corpo quer se defender numa situação que possa parecer constrangedora, ou quando uma preocupação vem a tona, ou em alguns momentos antes da situação que considera ameaçadora: boca seca, suor abundante, coração dispara, gagueira, falar baixo, tremores, a respiração se torna ofegante e rápida, diurese intensa, dores de estômago, desconforto abdominal, vontade de estralar a alongar o corpo, mas mesmo que o faça a sensação não some. suor frio, palidez ou ruborização da pele.

O pior é que as pessoas que o cercam acham tudo aquilo: "frescura".

O grande sofrimento de quem tem fobia social é ver que os outros podem ter uma vida sadia, com amigos, namorada(o). Entristece-se ao saber que não consegue fazer coisas simples e necessárias ao ser humano, como manter uma conversa, fazer amigos, paquerar, saber se comunicar tranquilamente.

O maio medo do fóbico social é o julgamento que fazem de si. Medo que o achem tedioso, preocupando-se muito com o julgamento que fazem de sua imagem. Em suma, o maior pesadelo do fóbico social é o juízo de valor que fazem de si.

O fóbico social é muito suscetível e o assusta saber que pode fazer mal a alguém.

O fóbico cria seu próprio mundo, muitas vezes se privando dos próprios familiares e de momentos agradáveis. Tem medo de sair quando o convidam, pois só ao convidarem, todas as sensações da ansiedade vem à tona: ansiedade antecipatória.

São desconhecidos os agentes etiológico da fobia social. Alguns estudiosos admitem que pode ocorrer na fase normal da timidez que ocorre entre os 3 e 7 anos de vida.

Por outro lado o fóbico social não é inteiramente tímido. Isso mesmo, pode ser que sua natureza não seja de uma pessoa tímida ou introspectiva.

A pessoa que é tímida, somente sente desconforto junto de outras pessoas, enquanto o fóbico social evita com ansiedade essas situações.

QUEM DERA SE ESSE FOSSE O ÚNICO PROBLEMA DE UM FÓBICO SOCIAL. ELE AINDA TEM QUE ARCAR COM A INSEGURANÇA E BAIXA ESTIMA. SEM CONTAR OS OUTROS DESCONFORTOS DE RELACIONAMENTOS POR MUITOS NÃO TEREM CONHECIMENTO DE SEU PROBLEMA. MUITOS MERGULHAM COMO VÁLVULA DE ESCAPE NAS DROGAS OU NA BEBIDA.

Tratamentos que conheço que podem ser somados ao tratamento da pessoa:

Terapia Congnitivo Comportamental - o psicólogo vai trabalhar com você o seu problema no dia a dia. Ajudará a você mudar suas crenças. E as crenças são o que nos move na vida.

Procure também a PNL "Programação Neurolinguística" ou coaching, podem ser um complemento quanto a melhora da postural social, como também um complemento às habilidades sociais.

É muito importante procurar um BOM psiquiatra, pois dependendo da sua Fobia Social ou ansiedade generalizada, como é conhecida também, ou até mesmo pelo motivo, pois pode até não ser por traumas, mas sim por questões biológicas, talvez seja o tratamento mais rápido, mas não anula os que citei em cima. Conhecer-se, e conhecer seus demônios é fundamental.

Particularmente, acredito que estar vinculado à comunidades religiosas ajudem, pelo fato de serem ambientes que estimulem de forma não negativa o envolvimento com outras pessoas. Pelo cristianismo há um forte ensinamento sobre não julgar, o que pode ajudar.

MAS NÃO SE ESQUEÇA QUE O MEDO ESTÁ NA SUA MENTE. O MUNDO ESTÁ PERDENDO ENQUANTO VOCÊ NÃO SE LIBERTA DA FOBIA.

Tirei e adaptei daqui:

http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl24.htm