PROMESSA É DÍVIDA.
Desconheço quem tenha dito a frase “Promessa é dívida”, tão questionável, quanto nos compromete.
A promessa é como se a sua conduta estivesse em jogo. Por sua vez, se prometer pode virar uma dívida futura, será que entramos no SPC ou no Serasa? Ironias a parte, mas pergunto quem não gosta de pessoas que cumprem com que dizem? Para pessoas que se comprometem são merecedoras de admiração, respeito e confiança.
Quando nos comprometemos com algo, é porque realmente temos condições para cumprir ou executar. Entretanto, vemos muitas pessoas que falam e falam, mas acabam se endividando. Perdendo muitas vezes a credibilidade perante as pessoas, no campo afetivo, na amizade, no profissional.
Você, caro leitor (a), deve pensar o mesmo, quando fazemos alguma promessa estamos nos comprometendo não apenas com aquela pessoa, como também com o universo. Estamos nos envolvendo e temos a obrigação de cumprir com a nossa palavra. Caso não cumpra, temos o dever de achar outra solução, saindo de forma amenizadora desta armadilha. Porque cobranças surgirão; mágoas serão inevitáveis; sobretudo, temos que arranjar um jeito de solucionar a promessa feita.
Pense: seu amigo se candidata em te ajudar naquela pequena reforma em sua casa. Muito bem. Você conta com aquela ajuda, cria planos, se organiza. De repente, o seu amigo aparece com uma desculpa em cima da hora, dizendo que não pode ajudá-lo. Como reagir a tal possibilidade? É claro que emergências ocorrem, e que não podemos evitá-los. No entanto, quando nos comprometemos estamos por estabelecer um vínculo ou destruí-lo.
Vou dar outro exemplo: você gostaria de ler um determinado livro, aquele livro em especial. Mas, o problema é que você não tem condições para comprar, muito menos consegue ir até a biblioteca municipal, por causa do horário de atendimento que é o mesmo horário do seu trabalho. Novamente, surge aquele amigo que se disponibiliza, dizendo que pode pegar o livro para você na biblioteca. Adivinha?! Você está esperando até agora, na esperança de um dia ler o tal livro.
Quer saber? É preferível se virar sozinho e se garantir. Caso contrário, muitas pessoas ficarão endividadas no transcorrer da vida...
15.01.2010
*Se copiar, favor mencionar a devida autoria. Obrigada!