política e arte

Ao lidarmos com a palavra política diversos sentimentos são colocados a nossa disposição desde desolação, raiva, até esperança que são contraditórios, mas é parte do se colocar diante desta palavra tão envolvente e questionadora, queremos nesta palavra evocar a sensação de arte.

Pode soar estranho, mas relacionar arte, significa criar e o desafio do político e dos cidadãos é produzir formas de se viver melhor e termos mais harmonia diante de tanto caos que nos são direcionados por toda a mídia e todos os fatos vivenciados por cada cidadão no cotidiano. Sabemos que políticos como Maquiavel nos apresentam uma teoria política que de primeiro relance parece "maquiavélica", mas se olharmos novamente a arte perpassa este pensador, mas não é nosso intuito trabalhar Maquiável, mas a arte.

Arte é um modo pelo qual o ser constrói algo, como exemplo um doente deve ser um artista para criar esperanças, buscar forças e ver pontos positivos onde outros veriam desespero, assim é a política temos doenças, mas podemos através da arte fazermos política e criarmos uma outra consciência, temos que formar novas mentes jovens mostrar vida, ser transparente e buscar formas de animar as jovens mentes, mas aí o leitor pode questionar: não é muita utopia?

Daí vem a grande busca: escolher sempre atitudes que realce o gosto pela política e fazê-la uma arte. A pessoa pode começar em seu bairro, participar de uma frente onde se discuta a melhoria do local onde se vive, é preciso retomar a consciência de participar, deve-se também elucidar a democracia o saber questionar e se posicionar diante do outro, tudo deve haver um primeiro passo, fazer arte, saber mudar, precisamos de mentes que pensem, que amem, que vivam o horizonte utópico, acredite, tente ser melhor e procure fazer política.

celofilosofo
Enviado por celofilosofo em 07/01/2010
Código do texto: T2017215