RELATÓRIO DO PASSEIO PARA AJURUTEUA REALIZADO EM 04 DE JANEIRO DE 2010
A tradicional viagem a Praia litorânea oceânica de Ajuruteua já se tornou tradição para os três amigos que fazem o infalível programa todo início de Janeiro de cada ano, no decorrer de três anos consecutivos.
Neste janeiro de 2010 não foi diferente, o casal, juntamente com sua amiga saíram para o já costumeiro e tradicional passeio, às seis horas da manhã do dia 04/01/2010, e no decorrer do trajeto composto por 210 km houve muitas paradas, as quais se citam as paradas ao posto de gasolina, à farmácia na cidade de Castanhal, na cidade de Capanema para numa tentativa inútil comprar pão, em Bragança para conhecer prédios históricos e um pouco da história bragantina.
A estrada muito bem conservada e pavimentada permite uma velocidade de 80, 90 até 100 km, o trio não pretende impulsionar velocidade superior porque todos não gostam de velocidade em demasia, a viagem poderia ter sido muito mais rápida se não fosse um motorista de caminhão que em momento nenhum facilitou a ultrapassagem, pelo contrário dificultou o que pôde, por esse motivo o grupo percorreu cerca de 60 ou mais quilômetros atrás do veiculo pesado, o que foi até motivo de brincadeiras e descontração, o que seria diferente se o grupo não fosse afinado... Assunto para outros escritos...
O grupo percebeu que ao chegar a Capanema e percorrer pela BR – 308 ,estrada, que leva visitantes até Bragança, para posteriormente, pegar a rodovia que leva até a Praia de Ajuruteua, não há placas indicando a direção da cidade de Bragança, fato muito constrangedor para quem pretende sair de Belém rumo a Bragança ou Ajuruteua, logo após Capanema é comum motoristas desconfiarem de que estão perdidos e imaginarem que estão em caminhos errados. É necessário chamar a atenção das autoridades, a fim de que, viabilize a solução para este problema, é imprescindível o uso de placas informativas apontando o rumo à Bragança partindo de Capanema.
O grupo percebeu que estava no caminho certo quando começou a aparecer os famosos locais paraenses com os “TEUAS” no final do nome, a exemplo Taciteua e Tracuateua, e provavelmente num desses “Teuas” da vida, a uns 25 km de Bragança fizeram uma paradinha na padaria e finalmente compraram o pão.
A amiga acadêmica de turismo do casal, que conhece um pouco da história bragantina fez um rápido city tour mostrando a beleza cênica da região e algumas obras de cunho histórico e religioso como a Igreja de São Benedito o Mirante de mesmo nome, visto que o referido santo é o padroeiro da cidade.
O momento agradável a todos foi registrado em inúmeras fotos, o trio possui fotos de outros momentos em Ajuruteua, sendo esta é a quinta vez que o grupo viaja para a mesma região, sendo que a terceira vez na mesma época do ano.
Depois de Bragança, o grupo pegou a rodovia que liga esta cidade à Ajuruteua, daí em diante foram mais 36 km, chegaram por volta de 12h10min, bem na horinha do almoço, foi direto ao Restaurante da D. Socorro, onde degustaram uma comida caseira maravilhosa e boa de preço, para logo em seguida, tomar uma cervejinha no Restaurante da Pousada De Lourdes e começar a famosa pesquisa de preços das diárias em variadas pousadas da referida praia.
Houve a constatação que nas pousadas mais simples o preço varia de 35,00 a 40,00 com café da manhã incluso. Depois de algumas pesquisas os amigos decidiram optar pelo segundo ano consecutivo pela estadia na Pousada São João, por ser próximo da entrada e mais perto de tudo.
Os três amigos observaram um fato curioso: a fúria do mar nesta época do ano.
É comum no Estado do Pará, altas maré nos meses de fevereiro e março, principalmente, neste último, entretanto, no mês de Janeiro tal fenômeno jamais foi observado e neste Janeiro de 2010, constatou-se este fato, que por momentos causou certo desconforto a uma das senhoras, com relação a medo e pânico, devido às várias catástrofes ocorridas recentes em várias partes do globo terrestre na virada do ano
Os amigos conversaram entre si fatos e relatos sobre a mudança da natureza em decorrência da agressão que ocorre no planeta por conta de atitudes humanas nada geradoras de sustentabilidade, ou seja, a natureza não perdoa.
O passeio dos amigos teve como ponto alto a degustação de camarão, peixe e caranguejo, não faltou a tradicional caipirinha e a cervejinha gelada, a comida que se sobressaiu foi a magnífica Caldeirada de peixe da Pousada São João, muito farta, de cor, cheiro e sabor agradáveis.
Muitas conversas e horas agradáveis, e o regresso a Belém fora marcado para o dia 07/01/2010, os amigos fizeram muitos planos para outras viagens, a primeira deverá ser para a Praia de Crispim, o sentimento de agradecimento por Deus ter concedido esta graça é total e emana de todos.
P.S: os amigos neste ano se apelidaram de Repolho, Repolhinho e Repolhão...Rsrsrsrsrsrsrsr....