A VIDA DA PALAVRA

A vida da palavra

IRANDI MARQUES LEITE

16/ 05/ 2003

A palavra vive no meio de nós, entre eiras e beiras, meandros, desenvolvendo-se, palpitante, sorridente, no meio de todos os povos, em vários idiomas, sofrendo variadas metamorfoses, permeando meios aparentemente impenetráveis e indecifráveis.

Está ela sempre presente na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, em todos os tempos e lugares, reunindo povos e sensibilizando corações, peça fundamental da comunicação de todas as raças.

Nem poderia deixar de ser, "pois o verbo se fez carne e habitou entre nós".

A palavra ultrapassou séculos, montanhas, participou de todas as descobertas históricas, sociais e científicas, como a Teoria da Relatividade. A palavra é o núcleo fundamental da comunicação de todos os idiomas e a cada dia novas palavras surgem e ganham mais vida no dia-a-dia do povo que espontaneamente as expressa, mesmo com alguns deslizes gramaticais. Ainda assim, a palavra está presente em todos os momentos da vida do ser humano e é palavra de água viva e que jamais sucumbiu ou sucumbirá.

A palavra tem vida perene desde os primórdios, vencendo barreiras intransponíveis.

O homem vive da palavra e a palavra vive do homem. Esta se moderniza, remove montanhas. A comunicação depende da palavra que cada dia fica mais restrita e difícil porque querem substituir o homem pela máquina, e a linguagem do homem pela linguagem técnica dos equipamentos. A palavra aflora vida e a vida resplandece, refletindo a palavra límpida e bela.

A palavra vive e evita que a tecnologia domine o homem, possibilitando continuamente o resgate do diálogo e da emoção entre todos os seres humanos, qualquer que seja o idioma. A palavra é sempre palavra, um elo eterno de ligação entre os homens, os povos e símbolo da PAZ. A vida da palavra encontra forças e regozijo naquilo de mais simples, mas sublime, que esta pode possibilitar acontecer, tanto no interior dos seres humanos, como em volta deles (redor).

A vida da palavra, introspectiva e extra-espectiva, no ser humano, confunde-se, limita-se, sem saber exatamente o seu ponto de inflexão, para derivar os atos do ser humano e integrar neste ciências como Filosofia, Psicologia, Direito e Sociologia, de maneira endógena e exógena.

As forças centrífugas e centrípetas estão presentes no balé das palavras, para dentro e para fora do complexo corpo humano.

A força da vida da palavra está na velocidade do pensamento e ações da Humanidade Global, independente do idioma falado, fazendo com que a resultante seja e interação de boas ações e integração dos povos de todas as nações.

O limite da vida da palavra tende para o infinito, para Deus, o maior comunicador de todos os tempos, que a usou de maneira sábia em todas as ocasiões, principalmente nas parábolas, levando a mensagem divina a todos os povos de todas as gerações.

A vida da palavra integra ações como criação, utilização, operação, ligação, revestidas pelo amor fraternal e sublime em todos os momentos, em todos os lugares.

A palavra é vida, está para a comunicação assim como a água está para a alimentação.

Palavra estática, palavra dinâmica, nua, sensual, desdobrada, mal-criada, apaixonada, vida desvairada, vida da palavra, infinitamente abençoada.

NOME : IRANDI MARQUES LEITE

Irandi M Leite
Enviado por Irandi M Leite em 29/12/2009
Código do texto: T2002171