O aquecimento global e a minha região – como fazer a diferença?

Surpreendemo-nos com a capacidade de uma aranha em tecer sua teia, mas esta é a única atividade que este aracnídeo consegue fazer para sobreviver, porém, o ser humano é capaz de muito mais, tendo a capacidade de desenvolver coisas novas. A vantagem de ser um animal é que este não destrói o meio ambiente para sobreviver, já o homem, não podemos dizer o mesmo. Sabemos o que é bom e o que é prejudicial, mas muitas vezes, o que dificulta a perfeição humana é a falta de consciência.

Presidente Prudente, como todas as cidades, é uma fonte de degradação ambiental. Estamos cansados de ouvir falar em aquecimento global; já sabemos o que é, suas causas e suas conseqüências e o que mais se ensina atualmente é como preveni-lo. Mas a consciência é tão pouca que podemos notá-las nas ruas e estradas da cidade.

A poluição é uma das grandes causas dos desastres ecológicos. Nos últimos anos, ela tem se intensificado consideravelmente no planeta. O aquecimento global decorrente da emissão de gases, chama a atenção pela extrema gravidade da alteração climática e pela urgência na aplicação de medidas para a contenção de uma trágica situação de sobrevivência na Terra.

O lixo produzido pelas indústrias e pela região, como lixo orgânico, químico, gás e fumaça lançados pelas chaminés das fábricas liberam substâncias tóxicas, que além de facilitar na destruição da camada e ozônio, podem complicar na saúde de animais e humanos.

Produtos químicos como o mercúrio, também tem despertado a preocupação mundial, pela elevada toxicidade. Apesar de economizar energia, as lâmpadas fluorescentes contêm metais pesados como o mercúrio. Enquanto estão intactas, elas não oferecem riscos, contudo, quando rompidas, liberam vapor de mercúrio, que é absorvido principalmente pelos pulmões, causando intoxicação. Dependendo da temperatura do ambiente, o vapor pode permanecer no ar por até três semanas, e com o aquecimento global capaz de interferir na mudança do tempo, isso pode significar muito. Por isso, é recomendável que as lâmpadas sejam armazenadas com muito cuidado, mas nas estradas de Presidente Prudente, podemos ver que o cuidado é pouco.

O metano (CH4) é liberado na atmosfera pelos bovinos, e é um dos grandes problemas enfrentados pela pecuária, além do desmatamento de novas áreas para a implantação de sistemas agropecuários. O fato é que o bovino é um ótimo aproveitador de celulose e hemicelulose e o metano é produzido naturalmente em seu organismo, através de microorganismos metanogênicos, que atuam na remoção do H+ produzido do rúmen do animal evitando intoxicação.

Se pararmos para pensar, todo qualquer ato que fizermos pode causar um grande impacto. A solução é saber viver de desenvolvimento sustentável.

A grande dúvida que nos resta é se somos realmente capazes de nos superar e mudar esta situação. A história indica que temos essa capacidade. Nós estabelecemos a liberdade e a autodeterminação no mundo todo. As mulheres conquistaram o direito de votar. Cientistas de varias nações se uniram para erradicar doenças terríveis como a varíola e a poliomielite. Nós pousamos na Lua e até resolvemos uma crise ambiental antes: o buraco na camada de ozônio na estratosfera. Agora temos que nos unir e trabalharmos juntos para resolver este problema. Mas temos que ter uma perspectiva diferente em relação a isso, ele é diferente de qualquer problema que já enfrentamos antes: é uma questão moral.

Gabriela Cano
Enviado por Gabriela Cano em 29/12/2009
Reeditado em 29/12/2009
Código do texto: T2001676