O Significado do Natal
Natal. Alguém aí ainda lembra o signficado do Natal? Lembra que presentes são apenas significativos? Lembra que o real motivo pelo qual festejamos é o nascimento de Jesus? Tudo ficou tão consumista, tão buricrático que até filhos de pagãos ganham presentes de Natal. Natal... Minha mãe me diz que sou ausente. E, realmente, nunca a ajudei a montar uma árvore. Mas não por que não quis. Sempre ví aquele momento como um momento dela. Sempre foi ela que arrumou as árvores e decorou a casa. Quando pequena, meu pai me dava dinheiro para eu ir comprar os presentes. Eu nunca me lembrei de comprar um cartão. Hoje, minha mãe abriu uma pasta que estava guardada no armário dela e me mostrou uns 12 cartões de aniversario e mais uns pedaços velhos de papel de quando eu estava aprendendo a escrever. Cheios de corações com meu nome e o dela. Em 21 anos, com tantas datas, tantos motivos, tantas oportunidades de se fazer um cartão, ter feito menos de 20, hoje, me dói o coração. Depois de 20 anos, saber que ela gostaria de compartilhar uma árvore, uma preparação de ceia, que gostaria de receber cartões... Depois de 20 anos, entender que não é apenas o Natal que é sagrado, que a família também é sagrada no Natal... Depois de 20 anos, ver o cansaço nos olhos de quem sempre se preocupou em nos dar um Natal Feliz, bonito, cheio de luzes, bolinhas vermelhas, anjinhos pendurados, presentes ao pé da árvore... São 20 anos. Não são 2, nem 10. São 20. Natal. Alguém aí ainda lembra do significado do Natal?