Fronteira: Palavra inútil!
Se tem uma palavrinha que gosta de interferir e atrapalhar toda uma história, é a tal da “fronteira”. Como pode uma simples palavra, de poucas sílabas, mudar o curso de toda uma vida? Além de destruir sonhos e esperanças, como pode?! Quem foi o “canalha” que se atreveu a inventar e por em prática essa palavra?
Muitas famílias já se dissolveram por causa dessa fronteira. Um bom exemplo: a construção do muro de Berlim separou muitas famílias, toda uma geração foi violentamente desfeita de uma hora para outra, usando apenas cimento e bloco. E de nada adiantou aquele muro, ele só trouxe mais dor, sofrimento e morte. Por causa dele, a Alemanha ainda guarda grandes cicatrizes que necessitarão de mais tempo para serem curadas e esquecidas.
Outro bom exemplo, mas agora um pouco “Shakespeariano”, é o tão conhecido conto de “Romeu e Julieta”, por causa da família que não admitia o amor de Julieta com Romeu e traçando entre os dois uma fronteira que separava a alma do coração, ambos os apaixonados acabam morrendo por amor e de amor.
Como já ficou bem claro, as fronteiras só servem para prejudicar e arrasar todos que estão no seu caminho, seja ela em forma de muro, prisão ou um simples risco no chão. Tudo aquilo que envolve uma separação de um lugar com o outro, de pessoas com outras pessoas ou que delimita o direito de ir e vir livremente é, certamente, sinônimo de discórdia e guerra.
Sempre vai ter alguém com vontade de ultrapassar seus limites, assim como também terá alguém que estará vigiando esse limite para que ele não seja violado. É a partir desse momento que começam as brigas, que mais tarde vão evoluindo para pequenas batalhas e quando menos se espera, a guerra ta armada, as bombas vão surgindo e gente vai morrendo.
Fronteira também é sinônimo de humilhação: é preciso passar pela fronteira dos EUA clandestinamente, para que os mexicanos possam, futuramente, ter um futuro melhor, isso se não forem pegos antes ou depois da ultrapassagem. Aí sim a humilhação é grande. É lamentável. Mas os EUA não perdem por esperar, ainda provarão o gostinho amargo da mesma vergonha e aprenderão que não é uma linha amarela que faz um homem ser mais rico ou menos rico. A dignidade vale mais que o próprio ouro.
Esses obstáculos geográficos, culturais ou sentimentais não têm serventia alguma, se tivessem, não causariam tantas confusões assim. Então, o certo a ser feito é acabar de vez com esse absurdo e deixar que todos tenham o direito ao livre arbítrio, com seu considerável respeito é claro, mas sem nada os impedindo de andar ou amar. A Terra foi criada para que fosse apreciada e cuidada pelo ser humano... O ser humano já se condenou a morte quando causou o aquecimento global, mas não é por isso que ele também irá impedir a felicidade de todos.