As Duas Faces da Moeda
Vivemos em um mundo urbanizado e globalizado, duas características que trazem consigo progresso e uma maior interação etre os países. Porém, existe um outro lado desta realidade que pouco é levado em consideração: a violência gerada em meio à estas conquistas.
Inúmeras são as guerras que fazem parte deste "espetáculo" chamado progresso. A mesma urbanização que possibilitou a realização deste sonho, também causou o acúmulo da população nas grandes metrópoles, dificultando o acesso à educação, trazendo o desemprego e, por consequencia, o aumento da criminalidade.
Esta dura realidade esta diariamente presente em contexto mundial, desde o Oriente Médio (famoso por seus constantes conflitos religiosos) até a países considerados de primeiro mundo. Países estes que não utilizam das vantagens da tecnologia apenas para fins positivos, mas também para matar, causar pânico, guerras, (...) tudo em função de demonstrar um poder supremo sobre as demais nações.
Se pensarmos no sentido real da palavra progresso, chegaremos a conclusão de que não progredimos de fato. Nós, seres humanos, quanto mais "urbanizados" agimos de modo mais selvagem até mesmo que os animais, matando não só por necessidade, como sem um motivo concreto e, diversas vezes, por prazer.
Portanto, ao julgar a urbanização como fator responsável pelo que somos atualmente, devemos levar em consideração não só aquilo que convém, mas também a realidade que compete à todo o mundo: As duas faces da moeda!