O indivíduo frente à Ética Nacional

A ética é uma atitude, mas, antes de mais nada, a ética representa a nós, como indivíduos e seres morais. Ser ético ultrapassa a barreira de nós mesmos, e nos leva, frente à sociedade, a estabelecermos relações com outros indivíduos. Por isso, além de uma atitude, a ética é, também, uma concepção de moralidade frente à sociedade em todos os seus âmbitos: político, social, econômico e cultural.

Hoje convivemos não mais somente com nossos familiares e amigos. O mundo globalizado estreitou fronteiras. Hoje, podemos conhecer pessoas de todo o mundo. Mas, como cidadãos brasileiros, devemos focalizar primeiramente o nosso país.

A atitude ética permite-nos relacionar com pessoas do trabalho, da escola, de dentro do âmbito familiar, etc.

Por isso, ouso dizer que a ética é também um veículo de integração social, pois, antes de mais nada, a maior causa da criminalidade, hoje, é a exclusão. O indivíduo se vê sem brechas ou a quem recorrer. Exatamente por que não há planejamento nos planos do governo.

Não será uma grande contradição o Brasil tornar-se a quinta maior economia do mundo com tantas desigualdades no país devidas à sua má distribuição de renda? Por isso, a ética deve aparecer, aqui, como veículo de mudanças sociais e comportamentais. E tal mudança deve vir de cima, ou seja, deve vir de nossos políticos, que são legitimamente nossos representantes legais no governo.

Deve haver reformas e investimentos na educação para que esta se adapte às necessidades do indivíduo e não o contrário. Assim, a ética como atitude moral é acima de tudo a concepção do cidadão brasileiro como indivíduo integrante de um sistema frente às sociedades brasileira e mundial.

Redigida originalmente dia 06/12. Prova do Enem.

Irinaldo de Araújo
Enviado por Irinaldo de Araújo em 08/12/2009
Reeditado em 08/12/2009
Código do texto: T1966826
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.