A Importância do Livro no Brasil do Século XXI
Nenhuma nação, nenhum país, nenhum povo e nenhum homem,conscientemente sociabilizado, ou culturalmente formado podem viver distanciados do princípio fundamental do conhecimento, o livro, como base da socialização e do processo sócio-cultural do indivíduo, que se dá pela leitura como fonte de informação e de conhecimento transmitido em todas as épocas sociais, políticas, religiosas e tecnológicas que constituem a base do desenvolvimento do homem, como ser essencialmente político-social.
Nós, do século XXI, a era da tecnologia e do desenvolvimento cientifico da humanidade, conhecimentos acumulados das gerações de todas as épocas do homem como ser social.
Fomos beneficiados pela transmissão de culturas dos mais diferentes povos e das mais diferentes línguas humanas, faladas por todoas as nações.
Hoje, somos privilegiados, dispomos ao nosso alcance de maravilhas que outros povos não puderam conseguir e nem tiveram como recursos para o uso e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em favor do progresso e da cultura para o bem soxcial e econômico do homem.
Destaca-se, portanto, como uma dessas maravilhas que nos privilegiam como homem do século XXI, " O LIVRO" , esse instrumento que reage ao tempo , como fonte inesgotável de cultura e de conhecimento, a toda tecnologia e a todo avanço cientifico da cibernética, herança que nos foi deixada pelo século XX, e que nós do século XXI a utilizamos e a aplicamos como técnica moderna para as coisas em movimento.
As novas sgerações devem estar preocupadas com o futuro e nós , professores e educadores, devemos nos preocupar com o que essas gerações devem utilizar como instrumento de conhecimento e de cultura para a sua própria realização como indivíduos, cidadãos, membros de uma sociedade em pleno processo de transformação e desenvolvimento tecnológico.
A Importância do Livro no Brasil do Século XXI consiste exatamente na preservação da Informação Escrita e do Livro como fonte inesgotável do conhecimento que se estabelece para o homem e seu princípio de valorização cultural, de sua língua e dos seus costumes herdados de gerações passadas, que através do Livro se preservam como conceitos e informações que criam nos indivíduos a base de sua educação e suas fundamentações ideológicas, de sua formação política e religiosa e das suas razões de direitos como cidadãos.
Concluímos, portanto, após essas considerações, que o LIVRO continua mesmo com todo o avanço tecnológico alcançado pelo homem, a ser o mais importânte meio de transmissão de informaação cultural e o mais consistente recurso dio conhecimento humano, no Brasil do Século XXI, o Brasil da geração on-line.
O Livro é a fonte vital do conhecimento e da cultura humana nesse início do século XXI, nesse 3º Milênio, da Era Cristã.
A Importância do Livro no Brasil do Século XXI será sem dúvida o aproveitamento dessa herança que o passado nos deixou, como fonte de cultura. Se quisermos viver uma vida melhor, em nosso próprio benefício, em benefício do nosso semelhante e valorização da nossa Língia Portuguesa como processo de comunicação.
(observação: Esta redação foi classificada no Consurso de Rdação da Folha Dirigida com a Academia Brasileira de Letras em 2006.)