^ Moralizando a Mídia ^
A mídia,no momento atual,esta com uma credibilidade baixíssima,não pelo fato de mostrarem "não verdades",mas pelo fato de "manipular" a verdade de uma forma que lhe convêm.Apesar de serem poucas as pessoas com nível cultural suficiente para perceber isso,quem percebe,a partir do momento que isso ocorre passa a não acreditar no que fica sabendo.
O fato de não acreditar cegamente no que vê pode ser considerado uma coisa boa.As pessoas precisam aprender a formar sua opinião.Mas,como dito anteriormente,são pouquissimas as pessoas que não "engolem" simplismente uma notícia.Nos EUA,por exemplo,a mídia agiu de tal forma que conseguiu fazer com que a maioria dos Norte-Americanos apoioassem a Guerra do Iraque,achando que estavam fazendo bem aos iraquianos.
O episódio da guerra do Iraque é apenas um dos milhões de fatos que são manipulados.É muito simples usar a própria verdade de uma forma distorcida para manipular.E,se alguém percebe a realidade e tenta alertar as pessoas,os outros o ridicularizam,falando que está errado.Platão,um grande discípulo de Sócrates,contava uma parábola chamada "Alegoria da Caverna".É a história de algumas pessoas que estavam presas em uma caverna de costas para a sua entrada,portanto,só viam a "sombra da realidade".Quando um das pessoas se soltou,foi para fora da caverna e depois voltou para contar como era a realidade,seus companheiros o mataram.
Sócrates mesmo foi punido por tentar fazer as pessoas pensarem por sí próprias.Seu fim foi morrer envenenado.As pessoas deviam seguir o exemplo de Sócrates,não só tentar formar sua própria opinião mas também ajudar os outros a formar a deles também.Dessa maneira,mesmo com "verdades distorcidas",as pessoas saberiam separar o que é realmente verdade e o que foi manipulado.
Com as pessoas formando a sua própria opinião e ajudando as pessoas com menor nível cultural formar a opinião delas,talvez a mídia parasse,ou pelo menos,diminuisse com a distorção da verdade.Ela perceberia que não adiantaria distorcer,porque ninguém iria "engolir" qualquer coisa.Isso traria bem mais credibilidade aos meios de comunicação,algo fundamental para estes continuarem existindo.