Leitura e Compreensão

Leitura e Compreensão

A capacidade de ler e escrever deve ser despertada em cada indivíduo, sobretudo, o interesse pela leitura deve ser provocado constantemente, como sabemos, a escola é imposta a tarefa de ensinar a ler e escrever, o que antes não era bem assim, ou seja, antigamente as famílias cuidavam da educação de seus filhos em suas próprias casas, elas aprendiam a ler em casa pelo fato de não ter escolas suficientes para atendê-las.

Todavia, hoje a escola é apontada como o melhor lugar para a criança aprender a ler, como também, fazer com que a criança goste de ler. Vale salientar que, devemos orientar a leitura de maneira geral, não só apenas de leitura de textos literários, mas despertar o interesse das crianças pelos textos que despertem o senso crítico, que possibilitem ao educando a oportunidade de argumentar expondo seu ponto de vista sobre determinado tema.

De certa forma, penso que a escola está sendo sobrecarregada por uma tarefa que antes era atribuída a família, que é justamente, a imposição dos valores e bons costumes onde os pais não estão dialogando com seus filhos, não estão impondo limites e principalmente respeito, é claro que não vamos generalizar, mas, que vivemos numa sociedade atribulada com a violência não só nas ruas, como também nas salas de aulas e porque não dizer do desrespeito que os filhos adotam para com seus pais, devemos atentar para essa questão também, e que a escola como instituição forme indivíduos capazes de ler não só os códigos linguísticos como também, despertem uma visão de mundo em que todos sejam capazes de respeitar-se mutuamente realizando um exercício pleno de cidadania, e que o avanço de estudos e de novas tecnologias apareçam, mas que possamos conviver como cidadãos conscientes e lendo criticamente o mundo que nos rodeia.

Jane Cleide Cardozo dos Santos

13/04/2008