Motivação de Realização

A motivação tem influência em nosso comportamento, de modo que possibilita um melhor desempenho nas atividades já exercidas, bem como em busca de novas realizações e superações.

Quando a motivação se refere à atuação em atividades nas quais se possui habilidades necessárias, e que para ser bem sucedido necessita de esforço para manter o controle da situação, trata-se de motivação de competência. Mas, se a situação requer superação para atingir novas metas, e desafios, trata-se de motivação de Realização, na qual novas conquistas são feitas e impulsionam o indivíduo a buscar e conquistar.

A motivação de realização é quantificada através do Teste de Apercepção Temática (TAT), no qual são exibidas figuras ambíguas a um indivíduo, e este, por projeção expressará sua própria necessidade de realização refletida na história criada para a imagem. Ou seja, pessoas com alto nível de motivação de realização criam histórias onde podem ser observadas características que indicam isto. Além disso, segundo MEYERS (ano?), a alta motivação de realização não faz com que quem a possui busque tarefas exorbitantemente difíceis, mas situações moderadamente difíceis e que impõem desafios, sendo assim, apesar das dificuldades, é possível ser realizada.

Outro conceito de grande importância para a motivação é a auto-eficiência, que está intimamente relacionada à motivação de competência e realização. E tem como principal característica, a autoconfiança, que promove uma maior força de vontade diante de um objetivo, impulsionando então, a uma busca mais persistente, com dispêndio de esforços necessários, para que assim, a probabilidade de conquista seja aumentada. Assim, é possível perceber que, o sucesso é calcado na autoconfiança, esforço e persistência.

A motivação é presente em todas as culturas. No entanto, existem diferenciações quanto aos objetivos buscados pelas mesmas, e a principal diferenciação que se refere à realização, é encontrada nas culturas individualistas e coletivas. Nas culturas individualistas, o sucesso dos indivíduos é baseado na realização pessoal, portanto estão todos lutando por uma oportunidade, e na dinâmica da conquista, se torna muito competitiva. Mas nas culturas coletivas, o sucesso é motivado pela conquista e ascensão coletiva de status na sociedade, assim o engrandecimento pessoal tem pouco valor quando comparado ao bem estar do grupo em que se insere determinado indivíduo.

A motivação de realização é dividida em dois tipos, são eles: intrínseca e extrínseca. Para se conseguir a realização, na qual a motivação extrínseca está evidenciada, devem existir recompensas externas, bem como para abster-se de punições. Mas se a motivação de realização intrínseca é propulsora para determinados objetivos, então a atenção é voltada para os próprios desejos do indivíduo, o bem estar, prazer pessoal, e a conquista de realização eficiente para atividade a qual se designou. Portanto, a motivação intrínseca é estimuladora de aquisição dos objetivos, sem necessitar de recompensas externas, e tem uma maior persistência quanto aos objetivos.

Assim, a motivação de realização é uma fonte motivadora muito relevante, pois nos impulsiona a novas aquisições, como para melhores resultados nas atividades exercidas, de forma que a auto-eficiência tem importante contribuição para este êxito, e a cultura afeta na busca da realização, e no enfoque desta. Da mesma forma que a gênese da motivação pode advir do âmago do indivíduo, como também, de aquisições exteriores e este.

Larissa Santana
Enviado por Larissa Santana em 23/11/2009
Código do texto: T1939173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.