Explorando o Ambiente pela Motivação da Curiosidade

A curiosidade é algo que motiva o comportamento humano desde o nascimento, pois logo ao nascer, a criança manifesta curiosidade ao explorar visualmente o ambiente, em busca de familiarizar-se a este e entendê-la.

O comportamento exploratório e a curiosidade podem ser explicados pela teoria da excitação, na qual os comportamentos buscam manter sempre o nível ideal de excitação. Devido a isto, se o nível de excitação está muito baixo, ele pode ser aumentado através de experiências estimulantes, advindas, por exemplo, da curiosidade e comportamento exploratório.

Faz-se necessário ressaltar que esses comportamentos estão presentes no ser humano e nos animais, sendo, portanto, característica inata destes seres. E tem como principal objetivo, o conhecimento do ambiente vivido a fim de entendê-lo.

No entanto, a exploração do ambiente não se dá de forma abrupta, mas continua e progressivamente, seguindo o nível ideal de excitação física e cognitiva dos indivíduos, que produzem a curiosidade necessária para as novas descobertas. Contudo, se a progressão na complexidade das novas experiências não for seguida, e inesperadamente uma nova situação mais complexa termina por se antecipar, há um grande desconforto, que gera altos níveis de medo e ansiedade. Além disso, a curiosidade é algo subjetivo e independe de idade, sendo assim, o mais relevante é a experiência que o indivíduo traz consigo, pois é a partir de situações vividas que surge a motivação da curiosidade que impulsiona à novas explorações, constituindo assim, o ritmo da curiosidade.

Portanto, a curiosidade é um fator motivacional inato, que pode ser explicado pela teoria da excitação, possuindo também um nível ideal de excitação física e cognitiva necessário para manter o ritmo motivacional da curiosidade, sendo este, diferenciado entre os diferentes indivíduos quanto a aceitação de novas experiências.

Larissa Santana
Enviado por Larissa Santana em 23/11/2009
Código do texto: T1939163
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.