Patch Adams - O poder dos sentimentos
“ Eu desejo merda para você ”. Observe esta frase, para um leigo seria uma ofensa, mas, em teatro ela poderia significar sorte. Podendo assim se tornar uma piada, algo com humor. O mais incrível é que esta simples frase pode encorajar um ator, fazê-lo sentir-se melhor na hora de entrar em cena. Porque em pacientes de um hospital seria diferente?
O humor é fantástico e acompanhado de outros sentimentos como o amor e o carinho, pode se tornar o melhor dos remédios o mais eficaz anestésico, é isso que Patch Adams tenta passar as pessoas.
Por que tratar pacientes como mercadorias? Por que tratá-los de maneira tão cruel, sem sentimentos? Aparentemente não há motivos, mas os médicos sustentam uma máscara fechada, fria tentando se mostrar superior, numa tentativa de ostentar o status de “Deuses”. É cruel. Aqueles que sofrem são aqueles que deveriam estar sendo tratados, e o sentido literal da palavra quer dizer muito mais do que fazer uma cirurgia ou um curativo.
O que faz Patch durante toda sua vida é mostrar que a relação de médico para paciente deve estar alem da frieza de hoje em dia, deve ser de amizade, de carinho, de amor, de compaixão, fazer isso não é tão difícil alem de não afetar negativamente o tratamento dos enfermos. Por isso Patch desenvolveu esse método de usar humor, ultrapassando assim as fronteiras que prendiam a ascensão desses sentimentos.
Alguns críticos dizem que esse método é uma afronta e que certas situações devem ser tratadas com o máximo de seriedade possível, não é verdade, a seriedade, em diversas áreas, desde sempre, foi o fator que “estragou” certas situações, gerando desconforto e descontentamento e desastres. Na medicina, não é diferente, é claro que se um enfermo esta em estado terminal, não agiremos de maneira desleixada. Mas ninguém deve passar suas ultimas horas tristes sozinho, as pessoas devem optar por se divertir, visto que o riso é o melhor remédio, se assim for os médicos não devem negar, muito menos qualquer outra pessoa.
Acreditem, os sentimentos verdadeiros tem tanto poder quanto o melhor dos analgésicos, o amor junto do humor é o soldado mais veloz e com a melhor pontaria contra as agonias da alma.
Um texto de alguns anos atrás quando eu tinha apenas 12 anos