Vida de free lance

Muitas pessoas acreditam que ser free lance é ser alguém independente e que não se dá muito bem submetido as normas e regras impostas pelo mercado de trabalho. Porém, cada vez mais este estereótipo está mudando e, graças a tecnológia, muita gente tem a possibilidade de exercer esse tipo de serviço.

No Brasil, a precariedade e dificuldade de se conseguir um trabalho na área jornalística acaba levando ao oferecimento de serviços por “conta própria” e, à busca constante de projetos, ou simplesmente de algum conhecido que esteja precisando de texto, diagramação ou até mesmo uma revisão.

E, é através desses conhecidos que as portas vão se abrindo e, quando você menos espera, está tão atarefado que as madrugadas acabam sendo sua companheira durante a jornada de trabalho.

Ser free lance não é tarefa fácil. Além de ter determinação, é imprescindível ter responsabilidade e comprometimento com os trabalhos.

Posso dizer, de experiência própria, que no começo não é fácil e, dá até vontade de desistir. Os clientes raramente aparecerem e, é difícil agradá-los. Mas, como tudo na vida se aprende fazendo, o primeiro passo sempre é começar.

Eu, por exemplo começei com free lance de matérias para internet e hoje já tenho clientes fixos nessa área. Sempre é legal quando recebo algum telefonema de pessoas interessadas no meu trabalho e, é melhor ainda, quando dá certo. Já atuei como free lance na área impressa, online, assesoria e divulgação.

Não trabalho somente como free lance, mas, utilizo desse serviço para fazer o que gosto – escrever. Considero mais como um hobbie do que trabalho em si. Isso não quer dizer que faço de qualquer jeito mas, que faço simplesmente porque sou apaixonada pelo jornalismo.