Ler é um luxo de poucos
Hoje, qualquer pessoa pode ter acesso a um bom livro numa biblioteca e se deliciar com as estórias e histórias da vida... Pode ter o prazer de ler até mesmo, no "Farol do Saber", esparramado pelos quatro cantos de Curitiba. O conhecimento aqui, está sendo realmente tratado como se deve.
Infelizmente é raro o interesse do povo pela leitura. Poucos dão valor a um livro. Em mãos erradas o livro é tratado como um "traste social". Isso, entristece gente como eu que valoriza demasiadamente o conhecimento adquirido através do livro, que é o grande mestre da vida.
Ler é um luxo de poucos, sorte de uma minoria e preguiça de muitos. Toda civilização que não deu o real valor a cultura ficou à mercê dos donos do conhecimento.
É preciso ir à escola, ter quadro, giz, professor... Mas, é fundamental dar aos neurônios o alimento que ele precisa – a leitura.
Ler faz a gente aprender a compreender o mundo em que vivemos, faz a vida ficar mais simples. Mesmo os textos que julgamos difíceis, ficam fáceis com o exercício da leitura. Tudo é uma questão de força de vontade. Afinal, ler faz a diferença.