Assim tropeça a humanidade

Dentre as conseqüências das ações humanas, e do seu processo de evolução, como a industrialização e o essencial consumo de combustíveis fósseis para gerar energia e movimentar motores de máquinas, destaca-se o aumento da mudança global do clima e, por sua vez, a contaminação da atmosfera por gases (ozônio, gás carbônico, monóxido de carbono, etc.) provenientes da queima destes combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel, carvão mineral, etc.).

A humanidade já vem sofrendo conseqüências catastróficas devido à poluição. O efeito estufa, como conseqüência da poluição, é gerado pelo lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente, os que resultam da queima de combustíveis fósseis, que são conhecidos como gases de estufa. Gases como o gás carbônico resultante desta queima, ficam concentrados em determinados lugares da atmosfera formando um bloqueio impedindo que o calor possa se espalhar, provocando uma alta concentração de calor na atmosfera; o ozônio, também faz parte, pois ele absorve a radiação solar e a libera através de calor, sendo assim, os gases de estufa, são capazes de reter o calor dentro da atmosfera terrestre impedindo-o que se dissipe no espaço. Devido a esta grande concentração de calor, que provoca um acréscimo na temperatura, na atmosfera terrestre e sua impossibilidade de dissipação, é o que chamamos de Aquecimento global.

A camada de ozônio também exerce significativa influência para este aquecimento, pois devido ao uso de produtos que contém clorofluorcarbono, têm sido sucedidos gases que fazem buracos nesta camada, permitindo, assim, a entrada de raios altamente perigosos a saúde humana e sendo mais uma fonte de calor para a atmosfera.

O efeito estufa, embora seja prejudicial em excesso, é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas.

Devido a este aquecimento global e de acordo com alguns cientistas, não há mais volta: mesmo que mudemos radicalmente nossa forma de relação com o planeta a partir de hoje, o prejuízo causado por nossas ações passadas já atingiu um nível tão preocupante que as geleiras estão derretendo três vezes mais rápidas do que nas décadas atrás. Veremos muitas cidades litorâneas desaparecidas, furacões e ciclones virão com mais força, a temperatura, em determinados lugares poderão aumentar até 4ºC, as áreas de seca devem se expandir, a água poderá entrar em escassez e metade de todas as espécies de animais poderá estar em extinção até o final deste século. Tudo isso causado pela ambição humana.

De fato, a evolução humana tem suas vantagens e desvantagens, pois é de grande percepção o que ela tem trazido para a sociedade. Ou até mesmo o que a sociedade tem provocado para ela. Se não soubermos administra-la poderemos não termos futuras gerações e formos os grandes responsáveis pela nossa “destruição”.

Desde então, mesmo que não mude completamente o que já temos “plantado”, mas é preciso que os grandes governos tomem sérias atitudes em relação ao futuro do nosso planeta, pois quantas vezes já ouvimos falar de reuniões e debates sobre este assunto e ouvimos dizer que eles vão tomar atitude e etc., porém nada sai do papel.