"O tempo e sua ação transformadora"
Todos os acontecimentos da vida são administrados pelo tempo. Assim como os fatos ocorridos, as pessoas, as histórias, os lares, os relacionamentos, as amizades e o amor são conduzidos por ele.
Muitas ações são atribuídas ao tempo. É o caso do término de relacionamentos, amadurecimento pessoal e esquecimento de algumas frustrações. As pessoas justificam seus atos através da sua capacidade transformadora.
O tempo possui duas características contraditórias entre si, é expansivo e comedido. Em algumas ocasiões, realiza mudanças muito perceptíveis. É o que acontece com o envelhecimento. O "essencial" perde sua utilidade, o "jovem" perde o vigor, o "flexível" perde a elasticidade, o "radiante" perde seu brilho.
Em contrapartida, o tempo é capaz de agir com uma imensa discrição. Age sobre os sentimentos mais particulares, enaltece e elimina paixões, fortalece e fragiliza o amor, ameniza e atenua a dor. Provoca o esquecimento, mas também exercita a memória.
Enfim, coisas e pessoas sofrem uma série de transformações ao decorrer dos anos. Tudo está sujeito a modificações, principalmente o homem, que é um ser extremamente mutante.