Apagar a fumaça do mal.

Estamos sempre nos preocupando com nossa imagem perante a sociedade, mesmo que tal imagem seja apenas aparente. Compramos um sapato por ser lindo e não pelo conforto, da mesma forma em que o fumante acende o cigarro levando-o a boca, ora engolindo a fumaça, ora assoprando...e com toda pose dá três batidinhas de leve no meio do cigarro para cair as cinzas, como se tudo isso impressionasse alguém. Na verdade, o que impressiona é que mesmo diante de tantos óbitos e doenças vasculares, decorrentes do cigarro, no mundo, a publicidade e o marketing apontam para seu uso. Como apagar a chama do capitalismo?

Acabar com o cigarro seria adotar a proposta de Gandhi no Estado de Bem Estar Social, onde as pessoas chegariam a uma consciência universal, sendo assim capazes de governar seu país. Consciência daquele que vende, daquele que patrocina campanhas contraditórias, daquele que fabrica, daquele que fuma, daquele que não fuma,...

O modelo capitalista ensina que o importante é o externo, ou seja, usar as melhores roupas, os sapatos mais caros, pulseiras enormes e um cigarro na boca pra dizer que ali tem uma pessoa legal e adulta. E o interior? Não importa! E as pessoas que estão morrendo pelo excesso de nicotina? Todos morrem um dia. São essas respostas que o vício, seja do cigarro ou da imagem, nos faz "acreditar".

Apagar essa chama requer uma consciência direcionada ao mal que o tabaco faz, colocando na balança a saúde e o vício, o que é mais importante. Se somos seres pensantes, onde nosso cérebro comanda o corpo, não há vício incontrolável. O capitalismo só existe porque o sustentamos. Impressionar não significa prejudicar. Precisamos cuidar bem do corpo e dos órgãos que Deus nos emprestou para essa longa caminhada, se maltratarmos, não será longa. Apagar a chama do cigarro é apagar a chama da influência capitalista; é atitude de nossos representantes em combate ao tabagismo; é acabar com a indústria fumageira; é deixar de fazer propagandas de armas vendendo a própria morte do ser humano.

Se houver valorização da existência humana, opinião formada, distinção entre o bem e o mal, personalidade,...há também um assopro forte na chama do cigarro, acabando de vez com a fumaça que tanto prejudica o bem mais precioso que temos, a vida.

Gisele Cunha
Enviado por Gisele Cunha em 14/09/2009
Código do texto: T1809466