De acordo com o Dicionário Larousse:
*Raciocínio: (lat. ratiocinium). 1.  Ação ou mode de raciocinar. 2. Operação intelectual pela qual se deduz uma conclusão de uma ou várias premissas dadas 3. Argumentação.
*Raciocinar: (lat. ratiocinari). 1. Usar a faculdade da razão para refletir ou argumentar. 2. Pensar, refletir, meditar. 3. Pensar judiciosamente; ponderar. 4. Discutir, argumentar. 5. Calcular.
*Razão: (lat. ratio, rationis). Faculdade de compreender, conhecer e julgar; discernimento. 2. Faculdade intelectual, considerada como norma da ação humana. 3. Bom senso, sabedoria. 4. Argumentação, raciocínio. 5. Motivo que legitima uma ação. 6. Causa, motivo.
O raciocínio, é a faculdade mental e operação intelectual, ou o "Dom" que Deus atribuiu ao "bicho", animal, homosapiens que diferencia-o de outros animais.
Serei um pouco mais altruista usando a "Religião da Humanidade", criada pelo filósofo, criador da corrente positivista, o francês Augusto Comte(1798 - 1857).
*Sabedoria: Grande acúmulo de connhecimento; saber. 2. Caráter do que é sábio; razão, justesa. 3. Ciência, saber universal; erudição. 4. Conhecimento e ciência segundo a concepção dos antigos. 5. Prudência, moderação, temperança. 6. Prática, experiência.
*Saber 1: (lat. sapere) 1.Ter informação, ciência, conhecimento de. 2.Compreender, poder explicar. 3.Ser capaz de executar, poder fazer. 4.Estar convencido, certo de.
*Saber 2: 1.Soma de conhecimentos. 2.Erudição, cultura. 3.Experiência 4.Prudência, sensatez. *Filos. Conjunto coerente de conhecimentos adquiridos em contato com a realidade ou pelo estudo.
Precisamos raciocinar com sabedoria afim de conquistarmos o sentimento que nos causa saudade.