Sereno Castelo de Areia

É comum se pensar que a paz surge só após as ruínas de uma guerra. mesmo que seja verdade, há um modo mais fácil de erguer esta coluna: construindo-a a cada amanhecer.

Todos os dias enfrentamos "pequenos conflitos" que, se não forem resolvidos com consciêncis e serenidade, podem agravar-se e constituir outros maiores. A solução pacífica dos problemas é a chave para proporcionar relações amigáveis entre discordantes. Uma vez solucionadoos, é um tijolo a mais na construção de um mundo fraterno.

A capacidade de perdoar o semelhante confere ao homem um espírito digno e o guia a um caminho tranquilo. A ira desestrutura o pensamento humano e induz o mesmo a agir de forma rancorosa. Com o perdão, o arrependimento é reconhecido e a harmonia entre os seres estabelecida.

E para promover a felicidade e o sossego, nada melhor do que uma pitada de bom humor, para distrair e ao mesmo tempo tornar inertes as discordâncias dos beligerantes. Ser cômico diverte as partes conflitantes e afugenta qualquer clima hostil.

Não basta ansiar a paz. É preciso edificá-la. Assim, quando cada um fizer a sua parte, esta fortaleza estará de pé definitivamente.

Saulo Sozza
Enviado por Saulo Sozza em 11/09/2009
Código do texto: T1804131
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.