Saudade

Definição do Dicionário Larousse;
Saudade:(lat. solitas, solitatis, soledade).1.  Recordação suave e melancólica de pessoa ausente ou coisa distante, que deseja voltar a ver ou possuir. 2. Nostalgia. 3. Pesar pela ausência de alguém que nos é querido.
Dicionário Larousse;
Melancólico: (gr. melancholikós) 1. Que experimenta uma tristeza vaga. 2. Que transmite ou inspira melancolia; merencório. * Acomedido de melancolia.
Dicionário Larousse;
Melancolia: (gr. melancholia, de melanos, sombrio e chole). 1. Depressão intensa vivenciada através de um sentimento de dor moral e caracterizada por diminuição psicomotora e por idéias de suicídio. 2. Característica dominante de qualquer coisa que inspire tristeza.
Dicionário Larousse;
Moral:(lat. moralis). 1. Que diz respeito às regras de conduta que regem uma sociedade. 2. Que está de acordo com essas regras. 3. Relativo ao espírito, ao intelecto, ao pensamento. Estado de espírito, disposição de ânimo. s.f. 1. Conjunto de princípios e valores que reagem as normas sociais. 2. Norma de conduta. 3. Os princípios da honestidade e do pudor ; moralidade.
Dicionário Larousse;
Moralidade: 1. Qualidade do que é moral.

Podemos dizer que saudade é uma depressão intensa vivenciada por recordação de algo ou pessoa que desejamos ter novamente, que já tivemos e por algum motivo não temos mais. Saudade, como todo sentimento, é silencioso e pode provocar dor. Faz-nos lembrar de algo que um dia foi gratificante ou prazeroso para nós. Podemos sentir saudade de algo material ou de algum tipo de relação que tivemos com alguém. Se for de alguma "coisa" material, particularmente, penso ser mais fácil eliminar, mas se for saudade de alguém...
Saudade de alguém, nos faz lembrar de inter-relações que tivemos e envolve sentimentos vividos. Sentimos então saudade de algum sentimento, normalmente, é de algum amor que temos saudade. 
Amor, é um sentimento. Sentimentos é algo que devemos conquistar. Conquistar um sentimento... Conquistar um sentimento, depende apenas de nosso próprio desempenho em conseguir satisfazer e agrada-lo.
Enquanto não conquistamos este sentimento alheio, a saudade provoca dor. Essa dor, depende da intensidade que um dia vivemos esse sentimento. Sugiro viver todos sentimentos intensamente enquanto puder. "Carpe Diem*"...
Por conta dessa dor,  as vezes esquecemos de usar o intelecto e pensar com a razão. Assim, transgredimos normas sociais, as normas de conduta. Agimos sem pudor e perdemos a moralidade. Sem moral, nos distanciamos ainda mais do nosso objetivo, que é conquistar os sentimentos de outrem e sanar a saudade desse amor. 
Se sente saudade de alguém, lembre-se sempre de usar o Dom que Deus nos deu e nos diferencia dos outros animais, a racionalidade. Não esqueça que o ser humano nada mais é, do que um animal, o "bicho" homosappiens. Tente ser racional em sua saudade. Seja sábio. 
Reflita antes de qualquer decisão, não aja impulsivamente. Existe uma frase, ou ditado popular, que diz: "Homem de verdade, não é aquele que conquista várias mulheres ao mesmo tempo, e sim aquele que(sabe) conquista(r) a mesma mulher várias vezes, todos os dias". A partir dessa frase, podemos falar o mesmo sobre mulheres: Mulher de verdade não é aquela que conquista vários homens ao mesmo tempo, e sim aquela que(sabe) conquista(r) o mesmo homem várias vezes, todos os dias.
Aonde quero chegar com essa frase? Use a racionalidade e sabedoria para conquistar o sentimento de outrém e sanar sua saudade.
* obs.: Estou considerando apenas a saudade de alguém próximo, não a de alguém distante geográficamente. 

*Carpe Diem: Antigo ditado latino que significa: Colham o dia, tornem extraordinárias as suas vidas."