Confronto entre o homem e a Terra
Atualmente, estamos vivenciando o questionamento de agressões à natureza, como grau de contaminação do ar e das águas, dentre outros, que levam o ser humano a rever atitudes, hábitos e assumir valores, com a finalidade de salvar a Terra e a vida dentro dela. A Terra é um super organismo vivo e o ser humano é a própria Terra e, no seu processo de evolução, chegou o momento de pensar, de sentir, de se organizar na perspectativa da sobrevivência.
No último milhão de anos em que o homem interage conscientemente na natureza, ele começou a ter uma relação de agressão, de matar animais, de desflorestar e envenenar águas, não conseguiram frear a agressividade humana. Nesse aspecto, está a importância do processo educativo, de uma ética que imponham limites. Estamos entrando numa contagem regressiva, não porque as pessoas são perversas, mas porque estão dentro de uma lógica, de um sistema que, no seu funcionamento, leva à agressão, à ruptura dos equilíbrios, à super exploração, à degradação dos ecossitemas, e não permite que a Terra se regenere e recupere seu equilíbrio. Necessário saber combinar desencolvimento e ecologia, pois quando há um conflito entre desencolvimento e ecologia, sempre se opta pelo desenvolvimento e abandona-se a ecologia, perpetuando-se a crise.
O homem tem a função de assumir responsabilidade, de ser guardião dessa riqueza, desse equilíbrio. Se nós não assumirmos essa responsabilidade, a reprodução da vida não será mais garantida pelas próprias forças da natureza, ameaçando nosso próprio destino. É preciso rever atitudes, hábitos, assumir valores que criem uma função imprescindível, que é a de salvar a Terra e a vida dentro dela.
A educação vem desenvolvendo uma grande revolução, das consciências da ética, da espiritualidade, que dá a percepção dos valores, dos sentidos das coisas, para o bem geral do nosso planeta.
É muito importante hoje e informar-se, dar-se conta do estado da Terra, sobre como está o nível da violência entre as pessoas do mundo, dar-se conta de que os equilíbrios climáticos são extremamente grágeis, os níveis da poluição atmosférica, a carência fantástica de água potável, o bem mais escasso da natureza. A divulgação de estratégias alternativas tem caráter de urgência, porque ou introduzimos agora as modificações ou não teremos mais tempo para fazer essas modificações.