Dicionário Larosse Ilustrado da Língua Portuguesa:
Ator: (lat. actor). Agente do ato. Indivíduo que representa em teatro, cinema, televisão. Indivíduo fingidor.
Dramatizar: Tornar dramático, dar a forma de drama. Exagerar, tornar mais interessante ou comovente, dar mais relevo a uma narrativa.
Drama:
Acontecimento patético ou comovente; tragédia. Designação genérica de qualquer obra teatral. Peça de teatro que representa uma ação violenta ou dolorosa, como a tragédia, mas com elementos vivos, realistas. Liter. Parte do enredo da prosa de ficção em que há conflito entre as personagens.
Dramático: (gr. dramatikós). Que apresenta as características do drama. Relativo ao teatro ou que se relaciona com a profissão teatral. Que suscita uma viva emoção, pungente, patético.
Iterpretação: (lat.Interpretatio). Ato ou efeito de interpretar.Explcação do sentido de um texto; comentário crítico. Atribuição de sentido simbólico ou alegórico. Arte e técnica de representar (no cinema, teatro, televisão, etc.).representação, desempenho.
Interpretar: (lat. interpretare).
Atribuir a alguma coisa um sentido simbólico ou alegórico. Explicar, comentar ou aclarar o sentido de. Explicar,, comentar ou aclarar o sentido de. Ajuizar bem ou mal a intenção de; julgar. Dramatizar, representar. Julgar, considerar, avaliar.
Representação: (lat. repraesentatio). Ato ou afeito de representar(-se). Exposição, exibição. Imagem mental de um objeto. Ação de dar um espetáculo diante de um público, em particular no teatro; o próprio espetáculo. Ato de representar através da arte; obra artística que representa alguém, alguma coisa. Filos. Conhecimento fornecido ao espírito pelos sentidos e pela memória.
Representar: (lat. repraesetare). Mostrar claramente; evidenciar,patentear. Reproduzir a imagem de; retratar, refletir. Significar. Atuar em um espetáculo diante do público, desempenhar um papel. Desempenhar funções de ator; atuar. Aparecer sob outra forma.
Personagem: (fr. personnage). Figura dramática, intérprete, protagonista. Personalidade. Qualquer pessoa considerada em seu valor pessoal.
===================================================================
Concluíndo:
A função de ator, é viver e repassar ao público, todas as emoções que a personagem pode sentir e viver. Dramatizar, interpretar e representar com veracidade  toda a personalidade e reações que uma personagem pode apresentar.