Educação

A qualidade da Educação Infantil depende cada vez mais da parceria entre escola e família. É no âmbito familiar que a criança tem o primeiro contato social de sua vida, convivendo seus familiares e entes queridos, os quais possuem uma parcela de responsabilidade acerca do desenvolvimento intelectual e moral daquela, diferentemente das obrigações dos educadores escolares. Porém, esses dois aspectos se complementam na formação do caráter e na formação educacional dos jovens.

A participação dos pais na educação dos filhos deve ser consciente e constante. A vida familiar e escolar se completam. É imprescindível haver uma integração família-escola visando, acima de tudo, o bem-estar do educando. Cuidar e educar envolve estudo, dedicação, cumplicidade e, principalmente, cooperação do núcleo familiar.

Os pais e educadores não podem ser negligentes, tendo em vista que representam a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança. É indubitável que esses dois pontos de apoio servem de sustentáculo ao ser humano e marcam a sua existência.

Pelo exposto, nota-se a importância do aprendizado fora dos bancos escolares para a vida das pessoas. Nesse diapasão, vale dizer que cabe à família entender que a criança precisa de liberdade, e de limitações, ambas na mesma proporção, para que se garanta o bom desenvolvimento do jovem na sua busca por conhecimento e no exercício de sua cidadania. Por fim, conclui-se que é essencial a imposição de limites, mediante o uso de sanções a título de punição, com o fim precípuo de demonstrar o que é certo e o que é errado.

Pandaa
Enviado por Pandaa em 02/09/2009
Código do texto: T1789257
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.