Pena de Morte no Brasil

Uma situação em que podemos dizer que os fins justificam os meios, é a seguinte: Se implantássemos, por exemplo, a pena de morte no Brasil. O fim, podemos imaginar, seria que criminosos mais perigosos morreriam, as cadeias ficariam menos cheias por esse motivo, e pelo fato de que as pessoas temeriam mais a pena e menos crimes seriam cometidos.

Mas, analisando os meios: Qual o valor da vida? Seria justo o poder judiciário decidir o destino das pessoas? O critério para penalizar alguém talvez fosse a gravidade do crime cometido. Mas o problema é, se por acaso, a pessoa errada fosse condenada. E a polícia não poderia dizer que alguém não se recuperaria: O ser humano é algo complexo e imprevisível. E se ele se arrependesse? Se tivesse condições de se reintegrar na sociedade?

Nesse caso, acredito que os benefícios finais NÃO justificam os meios para chegar a isso. Ao matar alguém, eles dariam um mau exemplo, como se o modo de punir alguém, fosse matar. E ao matar, eles não estariam cometendo um crime também?

Sou contra essa ideia de que os fins justificam os meios nessa situação. Há sempre outro modo de resolver os problemas, e se o sistema de prisão no Brasil não é o ideal atualmente, a pena de morte não iria melhorá-lo.

Walrus
Enviado por Walrus em 21/08/2009
Reeditado em 21/08/2009
Código do texto: T1766625
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.