Desabafo - Humildade nada tem a ver com humilhação

Hoje percebi quanto tempo desperdicei da minha vida. Vivi alguns anos sem perceber ao redor de mim, que tudo quanto Deus fez tem seu devido Valor. Sempre admirei a Simplicidade das pessoas, sempre vislumbrei a humildade, porém somente hoje pude perceber que nunca possui esses dotes. Nasci em um lar pobre, e isso me fazia pensar que possuía humildade, sempre falei manso e isso me ajudava acreditar mais e mais nessa mentira. Até o momento em que parei para pensar na diferença entre ser humilhado e ser humilde.

As pessoas se confundem entre os dois conceitos! Acham sempre que ser humilhado é sinônimo de ser humilde. Vivi longos anos ouvindo que era arrogante, mas sempre pensava: “Se me conhecessem de verdade não diriam isso, se conhecessem meu passado, só tento lutar por meus direitos.” Mas teve um momento em que acordei, percebi que sempre tratava as pessoas com arrogância, sem um pingo de mansidão. Um certo momento da minha vida parecia que tudo iria me consumir, sentia como se as pessoas olhassem para mim como se eu estivesse no topo e todos estivessem esperando o momento em que o pedestal iria cair e poderiam apontar para mim e dizer você sempre se achava a tal!!! E eu me consumia com isso, não sabia mais que direção tomar, tudo que arriscasse dizer, poderia me causar constrangimento, então preferi me trancar no meu mundinho interior, foi quando ouvi de um AMIGO já com mais experiência de vida que eu, que estava tratando as pessoas com falta de respeito, que parecia que eu era um Deus todo poderoso que nunca cometia erros, quando ele me falou aquilo, eu não sabia onde enfiar minha cara, não queria causar aquela impressão, mas era exatamente o que estava fazendo.

Passou um filme na minha mente com todas as pessoas que já me falaram algo semelhante, senti vergonha, confesso que tive vontade de chorar, estava indo muito além dos meus princípios, dos meus conceitos. E era pura verdade eu me sentia a tal. Não gosto e não aceitava estar errada, estava sempre na defensiva, se olhassem para mim eu já tinha uma resposta super afiada para que não pensassem em repetir a cena, tudo eu achava que estava errado, e não conseguia concordar com um nada que fosse diferente do que eu tivesse sugerido. Queria sempre ser a melhor, então se alguém era bom eu já almejava ser melhor, tinha um orgulho maior que meu nariz.

Mas eu não era assim... O que aconteceu? Não sei, sinceramente não sei. Sei que magoei algumas pessoas e causei muitas más impressões, às vezes passei por vítima por ter tido humilhações, mas hoje quando percebi que qualquer coisa que foi feita pelas mãos de Deus tem seu Valor, seja a Flor, o Cachorro, o Ser humano, nada pode ser inferior a nada, tudo foi criado e nada criaram, todos cometemos equívocos, e na minha vida se for contado, terei uma porcentagem muito maior de erros que de acertos, a começar pelo medo de errar! O passado já se foi, só resta pedir desculpas a quem magoei, mas foi tanta gente! Não os encontraria agora, e isso tem me tirado a Paz! Já perdi algumas noites de sono, e tenho tanta vontade de abraçar algumas pessoas e dizer me perdoe, eu cometi muitos erros com você, eu reconheço! Também tenho vontade de abraçar meu amigo Daniel, que me fez mais claramente enxergar essa atitude desagradável, às vezes penso que ele poderia não entender, então deixe prá lá... Mas gostaria que todas as pessoas que já cruzaram meu caminho pudessem sentir meu arrependimento e saberem que sinceramente estou disposta a começar de novo.

Sou ser humano e passível de erros, dedicação e compromisso são necessários, mas erros são inevitáveis para quem continua vivendo! Hoje fiz a separação clara na minha mente, humildade é perceber o outro com igualdade, humilhação é circunstancia de cruzar o caminha de pessoas SEM humildade!

Não estou apta a dar conselhos, então aí vai uma sujestão, se analise, por que a arrogância é o pior de todos os defeitos humanos, já a humildade é a mais bela virtude!

Um abraço!